gripe

Dive esclarece sobre sorotipos da dengue em Santa Catarina

Avatar photo
Uma pessoa pode contrair dengue até quatro vezes na vida.

LEIA TAMBÉM

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) esclarece que há quatro sorotipos de dengue: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4.

Neste ano, até o momento, o estado tem 19 amostras em análise para pesquisa viral no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN).

Em 2020, foram processadas 63 amostras para pesquisa viral, e foi confirmada a circulação dos sorotipos DENV1, DENV2 e DENV4 em Santa Catarina.

O estado ainda não tem o registro de circulação do DENV3.

sorotipo está relacionado às variações encontradas numa mesma espécie de vírus e que são identificadas como um antígeno (substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo).

Ou seja, se uma pessoa se infectar com DENV1, ela desenvolve uma resposta imunológica contra esse sorotipo e não vai se infectar novamente com ele, mas ainda pode contrair os outros três (DENV2, DENV3 e DENV4).

Portanto, uma pessoa pode contrair dengue até quatro vezes na vida.

Por isso, sorotipo e variante são diferentes. A variante ocorre quando há modificação (mutação) em uma proteína do vírus.

A DIVE/SC ressalta que a prevenção para os quatro sorotipos da dengue é a mesma: eliminar locais que possam acumular água.

É importante que a casa, o quintal e o ambiente de trabalho sejam vistoriados, pelo menos, uma vez por semana, para que os possíveis criadouros do Aedes aegypti sejam eliminados.