bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Primeira parcela antecipada do 13º do INSS deve ser paga em abril

Avatar photo
Com aprovação do Orçamento, liberação do 13º salário só depende da sanção do presidente Bolsonaro.

A expectativa de que o governo fosse antecipar o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS chegou ao fim. O Congresso Nacional aprovou na quinta-feira (25) o projeto de lei do Orçamento da União para 2021.

O texto segue para sanção presidencial e estabelece as receitas e despesas federais previstas para este ano.

A aprovação do Orçamento 2021 abriu caminho para a equipe econômica antecipar o 13° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que já havia sido prometido por Bolsonaro em sua live semanal, também na quinta (25).

Desde janeiro que o governo prometia antecipar o 13°, porém, sem a aprovação do Orçamento para este ano ficava impossível.

Agora, depende da sanção do presidente Jair Bolsonaro para o orçamento começar a vigorar e permitir a liberação da antecipação. A expectativa é liberar R$ 50 bilhões para o pagamento de forma imediata.

Previsão de pagamentos

O valor do 13º salário do INSS é pago em duas parcelas, sendo a primeira parcela de 50%, sem qualquer tipo de desconto. Em relação a segunda parcela, os outros 50% são pagos somados às reduções tributárias do IRPF quando as mesmas ocorrem.

A expectativa é que o pagamento seja feito de acordo com a folha mensal de benefícios.

Segundo o calendário do INSS para os aposentados e pensionistas, o dinheiro da 1º parcela do 13º salário seria depositado a partir do dia 26 de abril, até 8 de maio, por causa da divisão do calendário de pagamento dos benefícios do INSS. 

São datas diferentes para quem recebe até um salário mínimo de aposentadoria ou pensão, que começa a receber nos últimos dias do mês, e quem recebe acima de 1 salário mínimo, que recebe nos primeiros dias do mês seguinte.

Se seguir o esquema do ano passado, a 2º parcela seria depositada entre 25 de maio e 6 de junho, também seguindo o esquema do calendário.