Na terça-feira (27), a Polícia Militar Ambiental (PMA), com sede no município de Canoinhas, realizou operação na localidade de Campina dos Ribeiros, interior do município, e na localidade de Batã, interior de Santa Cecília.
Em ambos os locais foi constatado o funcionamento irregular de serrarias móveis e o corte de árvores nativas ameaçadas de extinção , como Pinheiro Araucária e imbuia.
Os envolvidos responderão criminal e administrativamente.
Também na data de ontem, a Força Tarefa, com apoio do efetivo policial de Porto União, resultou na apreensão de madeira nativa em depósito, sem autorização da autoridade ambiental competente.
A Polícia Ambiental salienta que tal fato é ilegal, e com a chegada do inverno, o depósito de madeira nativa acondicionada como lenha para fins comerciais é comum.
Esclarecemos que de acordo com a legislação ambiental, o valor da multa aplicada por unidade de medida (metro cúbico, mdc, metro estéreo…) é no valor de R$ 300,00 (trezentos reais). Nessa ocorrência, a sanção de multa ultrapassou a R$ 2.700,00 (dois mil e setecentos reais), informou a PMA.
Fotos: PMA/Divulgação