Na terça-feira (4), moradores de vários bairros de Canoinhas, e de localidades do interior, relataram pelas redes sociais a falta de energia elétrica em residências e comércios, sem motivo aparente.
Nesta quarta (5), o boletim diário do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico – esclareceu que houve o desligamento total de algumas subestações (SE) no país, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia. Subestação é uma estação secundária que transforma e distribui corrente elétrica de uma rede central.
Pela manhã, houve o desligamento automático do sistema de transformação da subestação Mauá III, no Amazonas. De acordo com o Operador, a SE passou por uma intervenção de complementação do gás (Hexafluoreto de enxofre) em um disjuntor. A recomposição total da rede foi concluída em 40 minutos.
Já na parte da tarde, o desarme do barramento foi na subestação Bom Nome, em Pernambuco, o que causou corte da energia em parte de Pernambuco e Paraíba. O restabelecimento do sistema demorou 3 horas e 11 minutos.
O boletim do ONS também registrou o desligamento total do setor 138 das subestações de Canoinhas e Mafra às 15h35 horas, verificando corte de 121 megawatts de cargas da Celesc, o que afetou os municípios do Planalto Norte Catarinense.
A recomposição da energia foi foi feita em 42 minutos, de acordo com o Operador.



























