cursos

bom_apetite_canoinhas


Estação da Epagri registrou elevados de chuva em Canoinhas

Avatar photo
Região Oeste e Planalto Norte registraram o maior total elevado de chuvas na última semana.

LEIA TAMBÉM

A chuva que retornou ao Estado durante a semana foi bem distribuída e com elevados totais em grande parte das regiões catarinenses.

No Oeste e Planalto Norte, o volume de chuva acumulado entre às 00h do dia 13 e 08h do dia 17 de setembro ficou acima de 70mm. Em Canoinhas foram registrados 98,8 mm no período pela Estação de Monitoramento da Epagri/Ciram.

Nesta sexta-feira (17), conforme medição da Casan, o nível do Rio Canoinhas sob a ponte na BR-280 estava em 2,43 metros às 8h30 da manhã e às 21h14 já havia subido 33 cm, marcando 2,76 metros.

Apesar das chuvas volumosas que atingiram algumas regiões, a primeira quinzena de setembro foi de precipitações abaixo do esperado para o período na maior parte do estado e, portanto, o acumulado mensal também não deve atingir a média histórica, segundo dados do Boletim Hidrológico Integrado, divulgado pelo Epagri/Ciram.

Por esse motivo, as chuvas não foram suficientes para amenizar os efeitos da seca na situação hidrológica e no abastecimento urbano.

Dentre os 295 municípios do estado, 266 atualizaram as informações. Desses, 157 estão em estado de normalidade, 88 em estado de atenção, 17 em estado de alerta e quatro em estado crítico.

“É preciso ainda manter a atenção tanto aos comunicados dos órgãos de monitoramento, ambientais e de regulação dos serviços de abastecimento urbano, como em relação ao consumo racional de água”, destacou o secretário executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira.