telemedicina

fesmate

Estação da Epagri registrou elevados de chuva em Canoinhas

Avatar photo
Região Oeste e Planalto Norte registraram o maior total elevado de chuvas na última semana.

A chuva que retornou ao Estado durante a semana foi bem distribuída e com elevados totais em grande parte das regiões catarinenses.

No Oeste e Planalto Norte, o volume de chuva acumulado entre às 00h do dia 13 e 08h do dia 17 de setembro ficou acima de 70mm. Em Canoinhas foram registrados 98,8 mm no período pela Estação de Monitoramento da Epagri/Ciram.

Nesta sexta-feira (17), conforme medição da Casan, o nível do Rio Canoinhas sob a ponte na BR-280 estava em 2,43 metros às 8h30 da manhã e às 21h14 já havia subido 33 cm, marcando 2,76 metros.

Apesar das chuvas volumosas que atingiram algumas regiões, a primeira quinzena de setembro foi de precipitações abaixo do esperado para o período na maior parte do estado e, portanto, o acumulado mensal também não deve atingir a média histórica, segundo dados do Boletim Hidrológico Integrado, divulgado pelo Epagri/Ciram.

Por esse motivo, as chuvas não foram suficientes para amenizar os efeitos da seca na situação hidrológica e no abastecimento urbano.

Dentre os 295 municípios do estado, 266 atualizaram as informações. Desses, 157 estão em estado de normalidade, 88 em estado de atenção, 17 em estado de alerta e quatro em estado crítico.

“É preciso ainda manter a atenção tanto aos comunicados dos órgãos de monitoramento, ambientais e de regulação dos serviços de abastecimento urbano, como em relação ao consumo racional de água”, destacou o secretário executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira.

Notícia Anterior
bombeiro em um helicoptero

Assassinato de bombeiro em SC será investigado

Próxima Notícia

Caminhoneiro morre em acidente na Serra Dona Francisca