refis

tres_barras

Gaeco cumpre mandados em Papanduva, Monte Castelo e Major Vieira

Avatar photo
Em Major Vieira, houve incursão na Câmara e na residência de um vereador, onde foram apreendidos computadores e documentos.

LEIA TAMBÉM

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (1º), foi deflagrada a 6ª fase da Operação Et Pater Filium, em apoio à 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas.

Por meio do Grupo Especial Anticorrupção e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organização (GAECO), foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Papanduva, Monte Castelo, Major Vieira, Santa Cecília e Itajaí, deferidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Canoinhas. 

Em Major Vieira, houve uma incursão na Câmara de Vereadores e na residência de um dos edis, onde foram apreendidos documentos e computadores.

O trabalho é fruto do desdobramento das investigações realizadas das fases anteriores da Operação Et Pater Filium em que se apuraram crimes contra a administração pública e outros na região do planalto norte, envolvendo agentes públicos e particulares. 

Na presente fase, investigam-se atos de fraudes à licitação, peculato desvio e lavagem de dinheiro referentes a contratos de prestação de serviços de ônibus.

As investigações indicam que, apesar de contratados para prestarem serviços de transporte de alunos, os contratados não forneciam os motoristas, o combustível e nem executavam a manutenção dos ônibus, custos que eram arcados pelo município de Major Vieira e propiciavam desvio de valores. 

A operação foi realizada com a participação de membros do Ministério Público integrantes do GEAC, policiais com atuação no GAECO, além da colaboração do Instituto Geral de Perícias (IGP).  

Nas buscas foram apreendidos documentos e objetos que serão analisados pelas equipes de investigação e apresentados em juízo. 

A denúncia contra os investigados será apresentada nos próximos dias pelos Promotores que integram a Força Tarefa criada pela PGJ para acompanhar a Operação Et Pater Filium.

Operação investiga fraudes em licitação e lavagem de dinheiro no Planalto Norte de SC | NSC Total

Dois prefeitos presos na operação

Em agosto de 2020, o prefeito Orildo Antônio Servegnini, de Major Vieira, e o filho dele, Marcus Vinícius, foram presos na operação Et Pater Filium. No último dia 19, os dois foram condenados a mais de 40 anos de prisão.

Em julho deste ano, o prefeito Adelmo Alberti, de Bela Vista do Toldo, também foi preso na quarta fase da operação Et Pater Filium. No último dia 25, a esposa dele, Maria Emília Schiessl Alberti, também foi presa durante a quinta fase da mesma operação. O processo corre em segredo de justiça.

Notícia Anterior

POLÍCIA
Empresa de Canoinhas tem cerca de 100 kg de fios de energia furtados

Próxima Notícia

INVESTIGAÇÃO
Polícia apreende adolescente suspeito de planejar ataque à escola no oeste

VOCÊ VIU?