bom_apetite_canoinhas

cursos

Gaeco cumpre mandados em Papanduva, Monte Castelo e Major Vieira

Avatar photo
Em Major Vieira, houve incursão na Câmara e na residência de um vereador, onde foram apreendidos computadores e documentos.

LEIA TAMBÉM

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (1º), foi deflagrada a 6ª fase da Operação Et Pater Filium, em apoio à 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas.

Por meio do Grupo Especial Anticorrupção e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organização (GAECO), foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Papanduva, Monte Castelo, Major Vieira, Santa Cecília e Itajaí, deferidos pelo Juízo da Vara Criminal da Comarca de Canoinhas. 

Em Major Vieira, houve uma incursão na Câmara de Vereadores e na residência de um dos edis, onde foram apreendidos documentos e computadores.

O trabalho é fruto do desdobramento das investigações realizadas das fases anteriores da Operação Et Pater Filium em que se apuraram crimes contra a administração pública e outros na região do planalto norte, envolvendo agentes públicos e particulares. 

Na presente fase, investigam-se atos de fraudes à licitação, peculato desvio e lavagem de dinheiro referentes a contratos de prestação de serviços de ônibus.

As investigações indicam que, apesar de contratados para prestarem serviços de transporte de alunos, os contratados não forneciam os motoristas, o combustível e nem executavam a manutenção dos ônibus, custos que eram arcados pelo município de Major Vieira e propiciavam desvio de valores. 

A operação foi realizada com a participação de membros do Ministério Público integrantes do GEAC, policiais com atuação no GAECO, além da colaboração do Instituto Geral de Perícias (IGP).  

Nas buscas foram apreendidos documentos e objetos que serão analisados pelas equipes de investigação e apresentados em juízo. 

A denúncia contra os investigados será apresentada nos próximos dias pelos Promotores que integram a Força Tarefa criada pela PGJ para acompanhar a Operação Et Pater Filium.

Operação investiga fraudes em licitação e lavagem de dinheiro no Planalto Norte de SC | NSC Total

Dois prefeitos presos na operação

Em agosto de 2020, o prefeito Orildo Antônio Servegnini, de Major Vieira, e o filho dele, Marcus Vinícius, foram presos na operação Et Pater Filium. No último dia 19, os dois foram condenados a mais de 40 anos de prisão.

Em julho deste ano, o prefeito Adelmo Alberti, de Bela Vista do Toldo, também foi preso na quarta fase da operação Et Pater Filium. No último dia 25, a esposa dele, Maria Emília Schiessl Alberti, também foi presa durante a quinta fase da mesma operação. O processo corre em segredo de justiça.