*Máteria atualizada às 13h50 para acréscimo de informações.
Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Civil de Canoinhas através da Divisão de Investigação Criminal (DIC), realizou o cumprimento de prisão de autor de homicídio que se encontrava foragido em São Bento Sul.
De acordo com a Polícia Civil, o capturado havia fugido da Unidade Prisional de Canoinhas e foi recém sentenciado a 46 anos de reclusão pelo cometimento de duplo homicídio.
Edimário Soares Fragoso foi um dos condenados pela execução de Luís Henrique Padilha dos Santos, 20 anos, e do adolescente Jairo Adriano Smikatz Filho, 15 anos. Os crimes aconteceram em julho de 2020 e o julgamento ocorreu no último dia 23 de fevereiro, no fórum da comarca de Canoinhas.
Edimário foi sentenciado às penas de 46 anos, 8 meses e 22 dias de reclusão, por organização criminosa, assassinato por motivo torpe, meio cruel, dissimulação e recurso que dificultou a defesa das vítimas, ocultação de cadáver e corrupção de menores.
Como não foi preso no momento do cometimento do crime, permaneceu em liberdade por um período de tempo, até que foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, em outubro de 2020, tendo permanecido preso até fevereiro de 2021, quando conseguiu fugir do sistema penitenciário.
Segundo a Polícia Civil, desde então o indivíduo, que é suspeito de integrar organização criminosa, passou a residir em endereços aleatórios, buscando fugir da atuação dos órgãos de justiça criminal.
A Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Canoinhas, lançou mão de uma série de medidas investigativas e conseguiu identificar, durante o feriado de carnaval, o paradeiro do suspeito em uma residência na cidade de São Bento do Sul.
Assim foi articulada uma operação para cumprimento de mandados de busca e de prisão, e conseguiram capturar o foragido em uma residência localizada no Bairro Serra Alta, pode volta das 8h da manhã desta quinta-feira.
No cômodo onde o suspeito estava, os policiais localizaram ainda porções de maconha, crack e balanças de precisão, o que motivou sua prisão em flagrante por tráfico de drogas, considerando os elementos de investigação de que o foragido comercializava ilícitos na região.
Após lavratura dos procedimentos o preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Mafra.
A operação contou com o apoio da Divisão de Investigação Criminal de São Bento do Sul e do Núcleo de operações com cães (NOC) de Canoinhas.