telemedicina

fesmate

Alunos de CEI de Canoinhas ‘desenterram’ fóssil de dinossauro

Avatar photo
Com a temática “uma visita a pré-história”, para despertar a curiosidade das crianças, os professores enterraram a cabeça de um cavalo.

Se você perguntar aos alunos do Centro de Educação Infantil Rodolfo Lizmeier o que eles desenterraram do pátio da unidade, certamente vão responder: a cabeça do tiranossauro rex! E é isso. Para os cerca de 100 alunos da unidade, no mês de agosto, eles desenterraram o fóssil de um dinossauro. E quem vai dizer ao contrário?

A cada 15 dias os professores dos CEIs trabalham temas norteadores. O da última quinzena de agosto era “uma visita a pré-história”. Para desperdar a curiosidade, os professores enterraram a cabeça de um cavalo: “foi emocionante. Eu cheguei a chorar com a reação das crianças encontrando um dinossauro”, revela a professora Daniele Veiga. Todos os alunos e professores participaram da atividade.

Além de brincarem de paleontólogos, os alunos montaram um dinossauro com tubos de papel. O “animal” está em exposição na unidade. Um espaço especial foi criado com direito a pinturas ruprestes e ovos de onde “nasceram” outros dinos.

Aprendizagem criativa
Em todos os CEIs foram realizadas atividades alusivas à temática: “no planejamento pedagógico anual é definido os temas norteadores de aprendizagem para facilitar, fomentar e integrar as ações de modo contextualizado, através da interdisciplinaridade e transversalidade”, explica o secretário de Educação, Gilmar Mazurkievicz.

O professor lembra que esta aprendizagem significativa é motivada por uma nova ideia ao relacionarmos aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor – no caso dos alunos do Rodolfo, a construção/escavação de um “dinossauro”.

“Com os temas norteadores os estudantes ampliam e atualizam a informação recebida com a prática e as atividades atribuindo novos significados a seus conhecimentos”, completa.

Os alunos, além de passarem pelo procesos de escavação, pintura rupestre e montagem do dinossauro, também tiveram a tecnologia como aliada utilizando aplicativos e óculos de realidade virtual estimulando a curiosidade e a aprendizagem criativa.

Notícia Anterior

SEGURANÇA
PM de Canoinhas alerta para golpe do Pix que circula por SMS no celular

Próxima Notícia

POLÍCIA
Ladrões matam morador e morrem em confronto com a polícia em Mallet