A barragem de contenção de cheias de Ituporanga, no Vale do Itajaí, atingiu 100% de ocupação e começou a transbordar na manhã deste domingo (16), de acordo com a Defesa Civil. A situação acontece em meio a uma semana de fortes chuvas em Santa Catarina.
Considerando a previsão, uma das comportas da estrutura já havia sido aberta na noite de sábado (15), a fim de começar o esvaziamento da barragem.
Conforme a Defesa Civil do Estado, o vertimento da barragem “não é motivo de preocupação para as comunidades ribeirinhas”.
A barragem é operada para estabilizar o nível do Rio Itajaí-Açu, que passa por municípios do Vale do Itajaí, durante períodos de fortes chuvas. Existe uma estrutura parecida em Taió, na mesma região, que não precisou ser acionada, conforme a Defesa Civil.
Entre 7h e 10h deste domingo, conforme a Defesa Civil, o nível da água subiu 6 centímetros e chegou a altura máxima da estrutura, que é de 31 metros. Não há moradores nas proximidades da barragem.
“Não há risco de inundações nos municípios do Alto Vale do Itajaí e a gestão das cheias está sendo realizada de forma coordenada e controlada, seguindo critérios técnicos pré-estabelecidos”, informou a Defesa Civil.
“No momento, apenas uma pequena lâmina de água passa pelo vertedouro. Os efeitos do vertimento só serão sentidos em Rio do Sul na noite deste domingo, com mínima resposta no nível”, destaca nota de Defesa Civil.
 
			



