Luisir Lobacz, vereador cassado de Ivaí, município a cerca de 90 km de Ponta Grossa, no Paraná, vai a júri popular nesta quarta-feira (19). Lobacz é acusado de ter assassinado o empresário Everaldo Manfron, em janeiro de 2020.
O empresário morreu após ser esfaqueado dentro do supermercado que era proprietário. O vereador se desentendeu com o comerciante horas antes de esfaquear a vítima, de acordo com a polícia. A agressão foi registrada por uma câmera de segurança.
Mafron chegou a ser socorrido em estado grave, porém não resistiu e morreu no hospital no dia 25 de janeiro daquele ano. O vereador cassado era considerado foragido desde então, quando a Justiça expediu um mandado de prisão.
No dia 8 de maio de 2020, Luisir Lobacz foi localizado e preso em uma kitnet, localizada na área central de Canoinhas. Ele estava junto com a esposa. A prisão aconteceu após uma ação conjunta de policiais civis do Paraná e de Santa Catarina.
Lobacz está preso preventivamente na Cadeia Pública de Ponta Grossa desde que foi detido em Canoinhas. Antes disso, teve o mandato cassado na Câmara Municipal de Ivaí por quebra de decoro.
Segundo a acusação do Ministério Público do Paraná, o crime foi motivado por uma dívida entre o réu e a vítima.
De acordo com a decisão do juiz da Vara Criminal de Imbituva, também nos Campos Gerais do Paraná, o ex-vereador será julgado pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil e recurso que impossibilitou defesa da vítima.