Catarinense e veterano da Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos

Avatar photo
Ele estava internado em hospital na cidade de Timbó e morreu de causas naturais.

Morreu nesta quinta-feira (29), aos 101 anos, Walter Paganelli, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou na Segunda Guerra Mundial.

Ele estava internado no hospital OASE em Timbó (SC) e morreu de causas naturais. Nascido em 16 de setembro de 1921, na localidade de Warnow, em Indaial, Vale do Itajaí, o expedicionário ajudou no combate ao nazifascismo junto aos Aliados na Itália.

Com 22 anos foi convocado e serviu como soldado na 3º Companhia do 32º Batalhão de Caçadores, atual 23º Batalhão de Infantaria, de Blumenau.

Segundo o historiador Sérgio Campregher, Paganelli embarcou para a guerra pelo Porto do Rio de Janeiro em 1944, por meio do navio americano de transporte de tropas.

Ele relata que o grupo de mais de 5.200 homens chegou no Porto de Nápoles 14 dias depois do início da viagem.

De lá, partiu para a cidade portuária Livorno e, em seguida, saiu para Staffoli, na província de Pisa, onde permaneceu até o fim do conflito, retornando ao Brasil em setembro de 1945.

Foto: Divulgação

Cabo Paganelli, de acordo com o historiador, também exerceu a função de farmacêutico prático na Cruz Vermelha Brasileira em uma época em que o atendimento médico não era tão acessível como nos dias de hoje.

O sepultamento ocorreu as 16h30 desta quinta, em Benedito Novo, no Vale do Itajaí, onde morava.