CNN — Um menino de 6 anos está sob custódia da polícia após atirar em uma professora na Richneck Elementary School em Newport News, Virgínia, nos Estados Unidos, na tarde de sexta-feira (6). Richneck tem cerca de 550 alunos do jardim de infância até a quinta série, de acordo com o site do Departamento de Educação da Virgínia.
“O indivíduo é um estudante de seis anos. Ele está agora sob custódia da polícia”, disse o chefe de polícia Steve Drew em entrevista coletiva.
A professora, de 30 anos – foi baleada dentro de uma sala de aula. “Não foi um tiro acidental”, afirmou Drew.
O delegado disse que houve uma briga entre a professora e o aluno, que estava com a arma de fogo, e que houve um único disparo. Não havia outros alunos envolvidos, disse o chefe. A investigação está em andamento.
“Vamos fazer a investigação, há perguntas que queremos fazer e descobrir. Quero saber de onde veio aquela arma de fogo, qual era a situação”, acrescentou o delegado.
“É quase impossível entender o fato de que um aluno da 1ª série de 6 anos trouxe uma arma carregada para a escola e atirou em um professor” disse o prefeito da cidade em um comunicado publicado no Twitter.
As autoridades também estão investigando quaisquer ocorrências passadas que possam ter ocorrido antes do tiroteio.
Em um comunicado neste sábado (7), o Departamento de Polícia de Newport News disse que a professora melhorou e está listada em condição estável.
MAIORIDADE PENAL NOS EUA
Nos Estados Unidos, como no Brasil, a maioridade penal começa aos 18 anos na maioria dos estados. Mas com uma diferença: em todos eles, os jovens são julgados como adultos em crimes considerados graves, como assassinatos, estupros e sequestros. Nesses casos, a condenação pode chegar até a prisão perpétua, se o menor tiver mais de 13 anos.
Em Nova York, o governo do estado aprovou uma nova legislação, em 2021, passando de sete para 12 anos a idade mínima para acusar uma criança criminalmente por delinquência. Mas no caso de crimes hediondos, não existe idade mínima para a punição.