Benjamin Beluk do Nascimento, de 7 anos, foi admitido no dia 2 de janeiro deste ano como membro da Mensa Brasil, que é a maior, mais antiga, e mais famosa organização de Alto QI do mundo.
Por indicação da vereadora Zenilda Lemos, Benjamin esteve na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Canoinhas na última terça-feira (12), onde recebeu uma Moção de Parabenização, por sua admissão na sociedade destinada à crianças com altas habilidades/superdotação.
O garoto estava acompanhado do pai, Vilson do Nascimento, da mãe Francine Beluk e demais familiares.
Francine Beluk, ao usar da Tribuna, lembrou das dificuldades que passaram até que Benjamin iniciasse o atendimento pedagógico específico, e o quão importante é a concretização da obra do Centro Multidisciplinar, do qual os vereadores Willian e Zenilda solicitaram a prefeita e os demais envolvidos para que Benjamin seja o embaixador do lugar.
“Benjamin hoje faz terapias, todas particulares, e se este estivesse em funcionamento os acompanhamentos poderiam ser feitos lá, seria uma maravilha, sem contar que quantos Benjamins poderiam ser identificados”, disse a mãe do menino.
Francine citou ainda as particularidades do Benjamin e do porque já sabiam do potencial dele.
“A aprovação na Mensa é só mais uma comprovação do quão alto é o seu Qi e do tamanho da responsabilidade que temos em proporcionar a ele um atendimento assegurado por lei e que lhe é essencial para desenvolver seu imenso potencial”, conta, e terminou endereçando uma linda mensagem ao filho: “Benjamin sou grata a Deus por ter me dado você, está preciosidade e eu te amo e sempre lutarei por ti”.
SOBRE A MENSA
A Mensa é uma organização presente em cerca de 100 países, sendo que em 40 desses possui estrutura formal, na forma de organização sem fins lucrativos.
É representada mundialmente pela Mensa International (www.mensa.org) e no Brasil pela Associação Mensa Brasil (www.mensa.org.br). Possui como missão identificar e fomentar a inteligência humana para benefício da sociedade.
Alto QI
As habilidades que constituem a inteligência são muitas, o que torna a inteligência, portanto, multidimensional e maleável. Existem capacidades intelectuais determinadas geneticamente e existem capacidades intelectuais determinadas por fatores ambientais.
De uma forma bem simples e didática, veja as características que usualmente as crianças superdotadas apresentam e que costumam ser percebidas pelos pais e seus cuidadores, no dia a dia, e que têm motivado a procura dos pais por uma avaliação neuropsicológica para identificar eventual superdotação:
- alto grau de curiosidade;
- vocabulário avançado para a sua idade;
- liderança e autoconfiança;
- grande interesse por um assunto e especial dedicação a ele;
- ótima memória;
- criatividade;
- facilidade de aprendizagem;
- alfabetização precoce;
- excelente desempenho em uma ou mais disciplinas em comparação a seus
- pares;
- habilidade para adaptar ou modificar ideias;
- facilidade em fazer observações perspicazes;
- persistência ao buscar um objetivo.
- comportamento que requer pouca orientação do professor.
Crianças que não são identificadas precocemente mostram-se: desinteressadas pela escola, vulneráveis a críticas, com problemas de conduta, como indisciplina e questionadoras das regras.



















