telemedicina

Gabinete de Segurança divulga imagens do dia da invasão em Brasília

Avatar photo
São cerca de 160 horas de gravação das câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto relativas ao dia 8 de janeiro. O gabinete de Lula, que estava trancado, não foi vandalizado.

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) divulgou, em seu site, arquivos das imagens das câmeras do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto gravadas no dia 8 de janeiro de 2023. Nesse dia, centenas de manifestantes invadiram e vandalizaram a sede do Poder Executivo.

As imagens estavam sob sigilo por fazer parte de inquérito policial que investiga os ataques de 8 de janeiro, mas trechos delas foram divulgadas pela CNN na última quarta-feira (19). 

São cerca de 160 horas de gravação das câmeras do circuito interno do Palácio do Planalto relativas ao dia 8 de janeiro. Embora algumas não tenham áudio, as imagens revelam diversos ministros, congressistas e outras autoridades em um estado de perplexidade na noite do dia 8, ao avaliar os estragos. O gabinete de Lula, que estava trancado, não foi vandalizado.

QUEBRA DE SIGILO

Na sexta-feira (21), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre os atos golpistas, determinou a quebra do sigilo das imagens para envio à investigação que está em andamento no STF. 

O então ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, pediu demissão depois de aparecer nas imagens junto com outros funcionários da pasta, no momento em que os vândalos invadiam o Palácio. Pelo menos nove desses servidores foram identificados pelo próprio GSI. 

Alexandre de Moraes determinou que todos eles fossem ouvidos pela PF no prazo de 48 horas. A Polícia Federal (PF) está colhendo neste domingo (23) os depoimentos. Dias já prestou seu depoimento antes do fim de semana. 

Imagens do Palácio do Planalto no dia dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Imagens do Palácio do Planalto no dia dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. – Gabinete de Segurança Institucional/Reprodução

Em nota divulgada no dia 19, o GSI, informou que os agentes estavam buscando evacuar o quarto e o terceiro piso para concentrar os invasores no segundo andar, onde foram presos depois da chegada da Polícia Militar do Distrito Federal.

Na nota, o GSI informou ainda que as ações dos agentes da pasta no dia da invasão estão sendo investigadas e, caso sejam comprovadas condutas irregulares, eles serão responsabilizados.

Notícia Anterior

SÃO BENTO DO SUL
‘Família de cachorros’ causa acidente de trânsito no Norte catarinense

Próxima Notícia

RARIDADE
A grande família: Porca dá à luz a 41 leitões em Santa Catarina