O governador Jorginho Mello esteve reunido com a diretoria da empresa chinesa Eikto, que produz células, módulos e sistemas de baterias de lítio, para debater as perspectivas de crescimento e desenvolvimento na região do Sul do estado.
Os empresários chineses confirmaram o interesse em investir em Santa Catarina, especificamente no município de Laguna, onde já alugaram um terreno provisoriamente.
Para o governador, é uma oportunidade para que mais empresas possam investir no Estado. A empresa, que é a maior exportadora da China no setor e está presente em 44 países, tem como foco na produção atender as necessidades náuticas, de telecomunicações ou de equipamentos de movimentação de materiais.
Os benefícios são vários, tanto para o meio ambiente, como a redução da emissão de carbono, quanto para os consumidores, pois a duração das baterias é de 10 anos, com monitoramento do produto direto da China. A previsão é de gerar aproximadamente 150 empregos diretos e indiretos para a cidade e região.
Também participaram da reunião os secretários Estener Soratto (Casa Civil), Beto Martins (Portos, Aeroportos e Ferrovias), Marcelo Fett (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Juliano Froehner (Articulação Internacional).



