A Defesa Civil de Canoinhas informou que choveu nas últimas 24 horas mais de 60 milímetros: “ainda há condições de chuva ao longo do dia, mas a nossa preocupação é a previsão da massa de ar frio intensa que vem por aí”, alerta o coordenador da Defesa Civil do Município, Ângelo Bonete. A Defesa Civil do Estado emitiu dois alertas para as próximas horas.
Entre o início da noite de hoje (18) e a manhã de quarta-feira (19), uma intensa massa de ar frio chega a Santa Catarina, provocando um declínio acentuado nas temperaturas.
A maior queda será sentida nas áreas mais elevadas do estado, que compreendem as regiões do Planalto Norte, Planalto Sul e Meio-Oeste, regiões onde as mínimas na manhã de quarta (19) ficarão próximas dos 0°C.
Nestas áreas, também há condições favoráveis para formação de geada. O risco é moderado para Canoinhas.
Nesta quarta-feira (19), a formação de um ciclone no oceano provoca fortes rajadas de vento em Santa Catarina. O vento começa a aumentar hoje no Rio Grande do Sul e deve soprar com rajadas fortes no Sul do Brasil durante a quarta-feira (19). Em SC, começa a intensificar desde a manhã, soprando de quadrante oeste, e deve durar até a noite.
As rajadas mais fortes devem ser registradas nas primeiras horas da tarde, com valores que podem ultrapassar os 80 km/h nas áreas mais elevadas do estado. O risco para ocorrências associadas aos ventos fortes, como destelhamentos e quedas de galhos e árvores é moderado para Canoinhas.
Abrigo
A Secretaria de Assistência Social do Governo de Canoinhas disponibiliza às pessoas em situação de rua um local para se abrigarem do frio.
A Casa de Passagem Nova Canaã oferece pernoite e fica na Rua Curitibanos, 652, no Centro, em frente à escola Almirante Barroso. Durante o horário comercial, para acessar ao serviço, basta a pessoa ir ao CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social, localizado na rua Frei Menandro Kamps, também no Centro).
Os telefones do Creas são 3622 8264 ou 3622 0493. O serviço funciona das 8h-12h e das 13h às 17h. Fora deste horário, ligue para o plantão social – (47) 9 9916-1697. A casa recebe somente pessoas que não estejam sob efeito de álcool ou substância entorpecente. Para o caso específico de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar deve ser acionado: (47) 9 9966 8800.