Depois de um início de semana chuvoso em alguns pontos de Santa Catarina, o tempo muda no decorrer da quarta-feira (19) com a chegada de uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar.
Além de firmar o tempo, essa massa de ar seco vai também declinar bruscamente as temperaturas. A maior queda será sentida nas áreas altas do estado entre o Planalto Norte, Planalto Sul e Meio-Oeste, regiões onde as mínimas vão apresentar valores negativos (abaixo de 0ºC).
O frio será amplo e as madrugadas de quarta (19) até sexta (21) serão frias em todo o estado, com mínimas próximas a abaixo dos 10°C em todas as regiões.
Nestes dias há condições favoráveis para formação de geada desde o Extremo Oeste até os planaltos e também no Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana.
Em virtude do declínio acentuado das temperaturas entre terça (18) e quarta-feira (19) e da permanência do frio nas noites e madrugadas seguintes é importante tomar cuidados com a saúde, sobretudo com enfermos, idosos, crianças e animais.
A quinta-feira (20) começa com chance de geada nos Planaltos e Grande Oeste, sensação de frio, com temperaturas mínimas abaixo dos 15°C em todo estado, com chance de registros negativos em pontos da Serra, Meio Oeste O dia terá predomínio de sol a poucas nuvens em boa parte de SC. No litoral a presença de nuvens deve ser maior.
Na sexta-feira (21) a massa de ar frio seguirá atuando, deixando o dia com predomínio de sol a poucas nuvens, chance de geada no amanhecer, sensação de frio e temperaturas mínimas baixas (na noite e madrugada), ficando novamente abaixo dos 10°C em grande parte de Santa Catarina com chance de registros negativos em áreas dos Planaltos e Meio Oeste.