*Após o bebê ter sido encontrado, o Canoinhas Online não irá divulgar o rosto e o nome do menino para preservar a identidade dele, em respeito ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)
Após 9 dias desaparecido, o bebê de 2 anos que estava desaparecido em São José, na Grande Florianópolis, foi encontrado na tarde desta segunda-feira (8), em São Paulo, segundo informado pela Dpcami (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) de São José.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, um veículo suspeito passou a ser rastreado nesta segunda-feira. Um casal estava no carro com o menino (detalhes mais abaixo).
“Foi localizado esse veículo em São Paulo no dia de hoje [segunda], e fizemos contato com a Polícia Militar de São Paulo, para que eles fizessem a abordagem. Foi encontrada a criança ainda no veículo, e resgatada”, informou.
A criança está bem e sob custódia da Polícia Militar de São Paulo, enquanto a Polícia Militar de Santa Catarina se prepara para ir buscá-la.
A mãe do bebê teve alta da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) também nesta segunda e segundo a delegada da Dpcami, Sandra Mara, ela deve ser ouvida ainda hoje. “A partir do momento que tivermos definido a circunstância de como ela desapareceu, podem até surgir outros crimes” — explicou a delegada em entrevista à CBN Floripa.
O inquérito foi aberto na sexta-feira (5). A polícia informou mais cedo que trabalhava com as hipóteses de subtração, sequestro, ou de entrega da criança. Além disso, a investigação solicitou a quebra de sigilo telefônico da mãe e dos dados de aplicativo de transporte usado por ela.
“Através de um veículo suspeito, rastreado, contatamos a Polícia Militar de São Paulo para que fizesse a abordagem. A criança foi encontrada nesse veículo, ela deve estar retornando amanhã para Santa Catarina e devolvida a família” — afirmou o comandante geral da PMSC, Aurélio José Pelozato da Rosa.
Atualização: No início da noite, a Polícia Civil informou que um casal, que estava com a criança, foi detido. Eles estavam com a Certidão de Nascimento do menino e disseram que a mãe o havia doado.