Uma forte chuva de granizo na madrugada deste sábado (12) atingiu o Oeste de Santa Catarina, causando estragos. Houve pedras do tamanho de ovos de galinha (veja na foto abaixo). Cerca de 880 casas tiveram o registro de danos, conforme a Defesa Civil.

Em Maravilha, uma moradora escapou pela janela após um muro cair sobre a casa dela com o acúmulo da água da chuva. Ela não se feriu.
“Foi devido ao acúmulo de água, no muro pelo lado do vizinho. Acumulou tanta água que veio a romper o muro. O muro caiu sobre a parte dos fundos da residência dela e toda a água acumulada lá adentrou na residência dela, chegando ao nível da janela”, relatou o coordenador regional da Defesa Civil, Derli Borkovski.
Com o alagamento, a mulher precisou sair da janela para escapar. “O muro que estourou atravessou toda a casa e foi parar na frente da residência”, completou o coordenador. Houve perda total dos móveis e destruição parcial da casa.
Já na região de Xanxerê, mais a Oeste do estado, dos 20 municípios, oito foram atingidos pelo granizo, totalizando cerca de 150 residências com registro de dano. O destaque é São Bernardino, onde 20 casas foram atingidas, tanto no interior como no Centro da cidade.
Previsão do tempo
A tendência é que a partir da noite deste sábado o tempo comece a dar sinais de melhora. Isso significa que chuva deve diminuir significativamente. Mesmo assim, a nebulosidade deve continuar.
As temperaturas também devem cair. Na Serra, a temperatura pode chegar bem perto de 0°C nesta noite. Na maior parte do estado, não deve passar muito dos 13°C.
Para o domingo (13), o tempo deve ficar fechado. Pode haver chuva fraca, principalmente no Oeste e Norte. As temperaturas devem ser baixas.
Na Serra, o amanhecer em algumas cidades deve ser com temperatura negativa, em torno de -3°C.



