telemedicina

Líder do MST que tentou invadir terras em Canoinhas é preso, diz PM

Avatar photo
Apesar de um grande efetivo ser mobilizado, a ocorrência foi resolvida de forma pacífica, sem nenhum disparo de arma sequer.

Na madrugada deste sábado (21), as guarnições da Polícia Militar de Canoinhas se deslocaram até a localidade de Valinhos, onde um grupo de aproximadamente 60 pessoas, integrantes do Movimento dos em Terra (MST), teria invadido uma propriedade rural.

Grupo teria tentado invadir terras no interior do município/Reprodução

Após o levantamento das informações, foi mobilizado um grande efetivo da PMSC, comandados pelo Coronel PM Newton Fernando Ayres dos Anjos, comandante do 2º Comando Regional de Lages, com policiais militares das cidades de Canoinhas, Porto União, Mafra, São Bento do Sul, Lages, Batalhão de Aviação de Lages, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiro Militar, Conselho Tutelar e Prefeitura Municipal de Canoinhas. Participaram também a Polícia Civil de Canoinhas e Porto União.

Fotos: PMSC/Divulgação

Após reunião do efetivo, iniciou-se o deslocamento da até o local da ocorrência, onde foi realizada a negociação com a líder do grupo invasor.

Segundo nota divulgada pela PM, a ocorrência foi resolvida de forma pacífica – sem violência e nenhum disparo de arma de fogo sequer – com a retirada das pessoas, seus pertences e seus veículos (cerca de 26).

Cerca de 65 policiais militares participaram da operação — Foto: PMSC

Ainda foram constatadas várias infrações de trânsito sendo recolhidos ao pátio conveniado três veículos, a apreensão de várias armas brancas, além de foices, enxadas e machados.

Foi realizada uma prisão em flagrante, da pessoa identificada como sendo a líder do grupo, pelo crime de invasão de propriedade e dano. No total, três pessoas foram presas, conforme a PM. Ao final foram liberadas e instaurado inquérito.

A nota finaliza afirmando que a Polícia Militar de Santa Catarina permanecerá vigilante na preservação da ordem pública e agradece o apoio dos demais órgãos que atuaram na ocorrência.