tres_barras

refis

Incêndio atinge maior unidade de conservação ambiental de Santa Catarina

Avatar photo
A maior dificuldade para o fim do incêndio é a situação do terreno que, segundo os socorristas, é banhado até a cintura e possui vegetação alta.

LEIA TAMBÉM

Um incêndio atingiu uma área de vegetação dentro do Parque da Serra do Tabuleiro, localizado em Palhoça, na Grande Florianópolis. As chamas começaram por volta das 14h de sábado (2) e seguiam neste domingo (3).

Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o espaço é a maior unidade de conservação ambiental e proteção integral de Santa Catarina e abrange oito municípios na Grande Florianópolis.

No local, estão espécies raras que não estão sob nenhum mecanismo de proteção e possuem uma distribuição restrita. Ainda não há detalhes sobre o tamanho da área atingida.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), oito bombeiros, 19 policiais ambientais e cinco brigadistas do parque trabalham no local. As equipes estão utilizando caminhões-pipa, abafadores e bombas costais para tentar controlar as chamas.

A maior dificuldade para o fim do incêndio é a situação do terreno que, segundo os socorristas, é banhado até a cintura e possui vegetação alta.

O motivo do incêndio ainda não foi confirmado. As causas mais comuns são a ação humana, seja por descuido ou por intencionalidade, e os raios.

O incêndio preocupa as autoridades ambientais, pois a Serra do Tabuleiro é um importante corredor ecológico para a fauna e a flora da região. O local abriga espécies ameaçadas de extinção, como o papagaio-da-cara-roxa, o guará e a lontra.

A Defesa Civil está monitorando a situação e prestando apoio às famílias que moram nas proximidades do parque.

Notícia Anterior

BOMBEIROS
Vendaval derruba árvore, que atinge quiosque e veículos em Rio Negrinho

Próxima Notícia

DEVASTAÇÃO
Tempestade intensa arranca postes e destrói casa no litoral de SC

VOCÊ VIU?