Homem sofre amputação de dedos em acidente de trabalho em Itaiópolis

Avatar photo
Vítima perdeu dois dedos de uma das mãos enquanto rachava lenha.

LEIA TAMBÉM

 — PUBLICIDADE —
Whatsapp Emecar Canoinhas

Na noite de sexta-feira (24), por volta das 19h20, os bombeiros voluntários de Itaiópolis atenderam a um chamado para um acidente de trabalho na localidade de Distrito de Itaió.

Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que um homem, maior de idade, havia sofrido a amputação de dois dedos da mão enquanto rachava lenha. O corte atingiu duas falanges dos dedos, e a vítima apresentava hemorragia.

Populares improvisaram um torniquete com um cadarço de calçado para conter a perda de sangue. A vítima estava consciente e orientada, com sinais vitais normais. Bombeiros alertam para outras formas de conter hemorragias (veja abaixo).

Após o atendimento inicial no local, os bombeiros encaminharam a vítima ao Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santo Antônio de Itaiópolis.

Contenção de hemorragia

Anderson Oparacz, Comandante da Corporação, descreve alguns pontos importantes sobre o procedimento. A técnica de contenção de hemorragia com a utilização de torniquete é eficaz, sem dúvida, porém deve ser muito bem avaliada por socorristas, devido seus prós e contras, e o mesmo deve ser observado por pessoas leigas.

Em resumo, existem outras formas de conter hemorragias, sendo que elas devem ser priorizadas:

1) compressão direta; 2- elevação do membro; 3) compressão na artéria mais próxima. Somente se essas não surtirem efeito, deve ser optado pela utilização do torniquete.