sementes_tabaco

bom_apetite_canoinhas

cursos

Homem sofre amputação de dedos em acidente de trabalho em Itaiópolis

Avatar photo
Vítima perdeu dois dedos de uma das mãos enquanto rachava lenha.

LEIA TAMBÉM

Na noite de sexta-feira (24), por volta das 19h20, os bombeiros voluntários de Itaiópolis atenderam a um chamado para um acidente de trabalho na localidade de Distrito de Itaió.

Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que um homem, maior de idade, havia sofrido a amputação de dois dedos da mão enquanto rachava lenha. O corte atingiu duas falanges dos dedos, e a vítima apresentava hemorragia.

Populares improvisaram um torniquete com um cadarço de calçado para conter a perda de sangue. A vítima estava consciente e orientada, com sinais vitais normais. Bombeiros alertam para outras formas de conter hemorragias (veja abaixo).

Após o atendimento inicial no local, os bombeiros encaminharam a vítima ao Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santo Antônio de Itaiópolis.

Contenção de hemorragia

Anderson Oparacz, Comandante da Corporação, descreve alguns pontos importantes sobre o procedimento. A técnica de contenção de hemorragia com a utilização de torniquete é eficaz, sem dúvida, porém deve ser muito bem avaliada por socorristas, devido seus prós e contras, e o mesmo deve ser observado por pessoas leigas.

Em resumo, existem outras formas de conter hemorragias, sendo que elas devem ser priorizadas:

1) compressão direta; 2- elevação do membro; 3) compressão na artéria mais próxima. Somente se essas não surtirem efeito, deve ser optado pela utilização do torniquete.