tres_barras

refis

Morre Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, aos 91 anos

Avatar photo
Ziraldo morreu dormindo, quando estava em casa, na tarde deste sábado,6.

LEIA TAMBÉM

Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado (6).

Ziraldo morreu dormindo, quando estava em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.

Nascido no dia 6 de abril de 1932, no Rio de Janeiro, Ziraldo Alves Pinto, também foi chargista, caricaturista e jornalista, sendo um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil.

Também em 1960 lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil. Embora tenha alcançado uma das maiores tiragens da época, Turma do Pererê foi cancelada em 1964, logo após o início do regime militar no Brasil.

Em 1960 recebeu o “Nobel” Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina.

Seu maior sucesso, o livro “O Menino Maluquinho”, saiu em 1980. É considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Vereador do Paraná morre em capotamento na BR-277

Próxima Notícia

TRAGÉDIA
Queda de moto em rio deixa dois mortos em Papanduva