Uma jiboia saiu do ralo do banheiro de uma casa em reforma em Goiatuba, no sul de Goiás. Conforme o Corpo de Bombeiros, o animal media 1,5 metros e foi resgatado com pinça específica para captura de serpentes e solto em área onde habitam animais silvestres.
A jiboia foi devolvida à natureza sem ferimentos. O caso foi registrado na última quinta-feira (23).
No mesmo dia, uma cobra caiu do teto em cima do suporte de soro que era usado por uma paciente em um posto municipal de saúde dno município de Crixás, também em Goiás.
Segundo a paciente, quando ouviu que tinha uma cobra próximo ao acesso venoso, pensou que se tratava de uma brincadeira, mas ao ver o animal, sentiu muito medo.
“Elas gritaram ‘olha a cobra lá no soro’. Eu pensei que era uma brincadeira. Quando olhei de lado e vi ela olhando pra mim, aquilo foi uma cena de medo mesmo, tive vontade de sair correndo, mas eu não podia. Foi um medo tremendo”, disse Sandra à TV Anhanguera.
Após encontrarem o animal, todos saíram correndo em busca de alguém que pudesse ajudar na situação inusitada. Um vizinho foi encontrado, derrubou a cobra do suporte e a matou.
Aumento de casos
O biólogo Edson Abrão informou que tem aumentado o número de ocorrência de serpentes encontradas em casas em Goiânia e no interior do estado. “Em dias quentes, esses animais procuram lugares sombreados para fugir do calor”, explicou.
Além disso, o biólogo afirmou que as jiboias e outras serpentes procuram edificações onde existem roedores para se alimentar.
No caso das jiboias, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), elas são serpentes de médio a grande porte e podem medir até quatro metros de comprimento. São consideradas pacíficas, pois não são venenosas e não atacam o homem.