saude

Força Aérea realizará o transporte das urnas das vítimas de acidente na BR-376

Avatar photo
Velório coletivo será realizado em Pelotas, no Rio Grande do Sul, onde moravam as vítimas.

LEIA TAMBÉM

A Polícia Civil do Paraná abriu um inquérito por homicídio culposo na direção de veículo automotor para investigar o acidente que resultou na morte de nove pessoas na BR-376, em Guaratuba (PR), na noite de domingo (20).

O único sobrevivente da van, um adolescente de 17 anos, será ouvido pelos investigadores. Ele foi encaminhado ao Hospital São José, em Joinville (SC), com ferimentos leves e recebeu alta na manhã desta segunda-feira (21).

João Pedro Milgarejo teve poucas escoriações e nenhuma lesão grave, o que a mãe Graciele Timm Nolasco atribui a “um milagre”. “Graças a Deus ele tá bem. Ele é um milagre. Minha definição hoje é gratidão, porque meu filho nasceu de novo. Só o psicológico dele que a gente vai ter que tratar. Vai ser muito difícil“, desabafa Graciele

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

A polícia também busca localizar o motorista da carreta envolvida no acidente para que ele preste depoimento. O motorista, de 30 anos, também foi socorrido e liberado do hospital nesta manhã. A principal suspeita é de que a carreta tenha perdido os freios, o que levou à colisão fatal.

As vítimas fatais eram atletas que retornavam de São Paulo, onde participaram do Campeonato Brasileiro de Remo. Eles voltavam para Pelotas (RS) quando o acidente ocorreu. As vítimas eram na maioria adolescentes.

Parte dos corpos ficou presa às ferragens, e um guindaste foi utilizado para remover a carreta do local. Após uma varredura, o Corpo de Bombeiros confirmou que todas as vítimas presentes no local estavam mortas. “O caminhão teria passado por cima da van, e as vítimas foram a óbito no local”, explicou o delegado responsável.

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que realizará o transporte das urnas funerárias das vítimas. O translado será feito com uma aeronave C-105 Amazonas, com decolagem prevista para as 23h desta segunda-feira, do Aeroporto Internacional de Curitiba, com destino a Pelotas (RS), onde o pouso está programado para 00h30 de terça-feira (22).

As vítimas são:

  1. Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
  2. Samuel Benites Lopes, 15 anos
  3. Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
  4. João Pedro Kerchiner, 17 anos
  5. Helen Belony, 20 anos
  6. Nicoli Cruz, 15 anos
  7. Angel Souto Vidal, 16 anos
  8. Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
  9. Oguener Tissot (coordenador), 43 anos

Fotos com medalhas antes de acidente
Atletas no veículo eram do projeto Remar para o Futuro, do Centro Português de Pelotas. Em publicação nas redes sociais, o time afirmou que acabou em sexto lugar geral da competição, realizada na Raia Olímpica da USP. Ao todo, segundo a publicação, oito atletas e o técnico embarcaram para a capital paulista.

A equipe postou foto comemorando medalhas antes de acidente.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse ter acionado a Secretaria de Segurança Pública para oferecer apoio aos familiares. ”Minhas orações estão com as famílias e amigos. Que encontrem forças para enfrentar essa perda. O Rio Grande do Sul está de luto.”

Além disso, Prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias.