DENGUE

Candidato da esquerda, Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai

Avatar photo
Orsi, de 57 anos, tomará posse na Presidência do Uruguai em 1º de março de 2025.

LEIA TAMBÉM

Eleitores do Uruguai foram às urnas neste domingo (24) para o segundo turno da eleição presidencial. A votação no pequeno país de 3,4 milhões de habitantes viu o candidato da oposição de centro-esquerda Yamandu Orsi enfrentar o conservador Álvaro Delgado, que tinha o apoio de um aliado em terceiro lugar.

O ex-prefeito do município de Canelones, Yamandú Orsi, do Movimento de Participação Popular (MPP), foi eleito presidente do Uruguai, devolvendo a esquerda ao poder no país após cinco anos de governo conservador.

“Venceu o país da igualdade. Serei o presidente que construirá um país mais integrado. Ninguém será deixado para trás do ponto de vista social, econômico e político”, disse Orsi, em discurso para milhares de apoiadores. “O país vai se encaminhar para o desenvolvimento e a prosperidade”, acrescentou.

Apoiado pelo carismático ex-presidente José “Pepe” Mujica, que, aos 89 anos, disse que essa foi sua última campanha eleitoral, Orsi promete impulsionar políticas sociais e de redistribuição de renda, mas garante que não fará mudanças radicais no Uruguai, um caso raro de estabilidade política e institucional na América do Sul.

Em seu perfil no X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o povo uruguaio, o presidente eleito, a Frente Ampla e o “amigo Pepe Mujica”. “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, destacou o petista.

O próximo presidente governará o Uruguai no período de 2025 a 2030. A posse de Orsi será em 1º de março de 2025.

Yamandú Orsi tem 57 anos, nasceu em 1967 na cidade rural de Santa Rosa. Seu pai trabalhava no campo, em um vinhedo, e sua mãe era costureira. Foi educado em escola pública e também teve educação católica: foi coroinha de capela; mas hoje ele se define como agnóstico.

Ele é casado com Laura Alonso Pérez, com quem aos 45 anos teve dois filhos gêmeos: Victorio e Lucía.