DENGUE

Trump é eleito presidente dos EUA, fala em união e promete acabar com guerras

Avatar photo
Trump mostrou força na apuração em várias regiões do país, melhorando a performance que teve na eleição de 2020, quando foi derrotado pelo atual presidente Joe Biden.

LEIA TAMBÉM

Em discurso a apoiadores, o candidato republicano Donald Trump, que foi eleito para seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, falou em unir o país e prometeu acabar com as guerras que estão ocorrendo no mundo.

O empresário derrotou a vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, que tinha apoio do atual presidente americano Joe Biden. Ele conseguiu o número necessário de delegados – figura do sistema eleitoral americano – para ser eleito no Colégio Eleitoral.

Durante a campanha, o republicano prometeu abandonar o modelo de diplomacia adotado durante a gestão Joe Biden-Kamala Harris e disse que pretende instaurar uma versão turbinada do protecionismo caracterizado pelo mote “America First”, que guiou seu primeiro mandato, de 2016 e 2020.

“É o momento de deixar as divisões dos últimos quatro anos para trás. É hora de nos unirmos. Nós vamos tentar, nós temos que tentar. E vai acontecer. O sucesso nos unirá”, disse Trump em pronunciamento na manhça desta quarta (6), após a divulgação dos primeiros resultados que apontavam sua vitória.

“A América nos deu um mandato poderoso e sem precedentes”, disse Trump a uma multidão barulhenta de apoiadores no Centro de Convenções do Condado de Palm Beach.

No discurso, o republicano também falou sobre conflitos mundiais em curso. “Disseram que eu começaria uma guerra. Mas eu não vou começar nenhuma guerra. Eu vou por fim a guerras.”.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e seus correligionários comemoraram a eleição de Donald Trump, saudando o que um líder do movimento de colonos israelenses chamou de um aliado que os apoiaria “incondicionalmente”.

O governo do Irã, que enfrenta tensões com Israel, afirmou que não há “nenhuma diferença significativa” em quem se torna presidente nos EUA, relatou a mídia estatal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também parabenizou o presidente eleito, pela vitória no pleito realizado nessa terça-feira (5), quando se saiu vitorioso diante da democrata Kamala Harris. Ao defender o respeito ao resultado eleitoral, o presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA.

Recentemente, Lula havia manifestado preferência pela candidata Kamala Harris. Segundo ele, uma vitória da candidata democrata resultaria em fortalecimento da democracia.

Ao contrário de Lula e de Netanyahu, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não tem planos de ligar para Trump, segundo Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.

Segundo ele, a Rússia está monitorando cuidadosamente as informações sobre a eleição dos EUA e é improvável que faça uma avaliação oficial até ver “palavras e ações concretas”.

Quem é Donald Trump?

Filho de Fred e Mary Anne Trump, o republicano nasceu em uma família que fez fortuna no ramo da construção civil. Formado na Universidade da Pensilvânia, assumiu os negócios da família em 1971 e passou a comandar a empresa que, mais tarde, ficaria conhecida como a Organização Trump.

A ascensão no mundo dos negócios é motivo de orgulho para Trump, que já declarou em diversas entrevistas que começou a carreira com apenas um “pequeno empréstimo de US$ 1 milhão” feito pelo pai. Atualmente, o patrimônio de Donald Trump é de US$ 5,5 bilhões, segundo uma estimativa da revista Forbes.

Além do sucesso no ramo imobiliário, o empresário também ficou famoso por ser dono e apresentador de reality shows do canal de televisão americano NBC. Donald Trump ainda foi proprietário da empresa organizadora dos concursos de beleza Miss Universo, Miss USA e Miss Teen USA. O sobrenome Trump foi parar em marcas no mercado de aviação, no ramo frigorífico, e virou até nome de um jogo de tabuleiro. 

O republicano foi casado de 1977 e 1992 com a modelo tcheca Ivana Trump, com quem teve três filhos, Donald Trump Jr., Ivanka e Eric Trump. O segundo casamento foi com a atriz americana Marla Maples, de 1993 a 1999, com quem teve a quarta filha, Tiffany Trump.

Em 2005, o empresário se casou com a eslovena Melania Trump, que foi a primeira-dama dos Estados Unidos durante seu mandato na presidência e é a esposa atual do candidato republicano. Os dois tiveram um filho, o caçula de Donald, Barron Trump.

NOTÍCIAS QUE VOCÊ PODE GOSTAR