telemedicina

Governo notifica YouTube para retirar fake news sobre morte de Lula

Avatar photo
“A desinformação sobre o estado de saúde do presidente pode afetar a própria estabilidade política e econômica do país”, afirma a AGU.

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou nesta sexta-feira (13) uma notificação extrajudicial ao YouTube para a retirada de vídeos com informações falsas sobre o estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na solicitação, o órgão pede ao Google, empresa responsável pela plataforma, que as publicações sejam retiradas em até 24 horas.

“As narrativas identificadas apresentam desinformação sobre o estado de saúde do presidente, inclusive sobre sua morte, gerando confusão a respeito de um assunto de relevância pública, com potencial de atingir a confiança nas instituições públicas e, em particular, afetar a própria estabilidade política e econômica do país”, afirma a AGU.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) tem sido responsável por fazer o levantamento das publicações, enquanto a AGU tem intimado as plataformas para que retirem as notícias falsas.

No levantamento da Secom, há postagens falsas publicadas em redes sociais como Youtube, Instagram e X (antigo Twitter).

Em um segundo momento, a ideia de integrantes do governo Lula é acionar a Polícia Federal e o Poder Judiciário para responsabilizar os próprios autores das postagens falsas criminalmente.

Mais cedo, Lula divulgou um vídeo nas redes sociais em que aparece caminhando ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “Estou firme e forte”, diz Lula, após deixar UTI.

Notícia Anterior

AGRICULTURA
Conheça a Giseli, alface para cultivo orgânico desenvolvida pela Epagri

Próxima Notícia

CRIME
Pai que matou a filha em Curitiba é encontrado morto na cadeia