DENGUE

LEIA TAMBÉM


Planalto Norte segue com risco alto para inundação ao longo da próxima semana

Avatar photo
A principal diferença entre alagamento e inundação é que o alagamento é o acúmulo de água em áreas urbanas, enquanto a inundação é o transbordamento de águas de rios, lagos ou mares.

O tempo permaneceu instável em toda Santa Catarina ao longo deste sábado (07). A chuva ocorreu de forma persistente e abrangente, especialmente entre o Grande Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, regiões para as quais já eram esperados os maiores volumes acumulados de chuva. Joinville, cidade mais populosa do estado, ficou debaixo d’água após o registro de 106 mm de chuva.

No domingo (08) e na segunda-feira (09), os dias seguem marcados por tempo nublado e chuvoso em grande parte do estado, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas, principalmente nas áreas da divisa com o Paraná, onde a chuva tende a ser mais volumosa, em especial no Grande Oeste, planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

O risco para ocorrências associadas à chuva volumosa, com possíveis impactos hidrológicos e geológicos, é considerado alto, de acordo com a Defesa Civil.

Na região do Planalto Norte o risco segue alto para inundação ao longo da próxima semana, principalmente na divisa com o Paraná, devido às características dessas bacias, que apresentam resposta mais lenta à precipitação acumulada.

Já nas áreas próximas às cabeceiras (topo de bacia) o risco de inundação é alto ao longo do final de semana, devido a resposta mais rápida dos rios nessas áreas, como em Rio Negrinho e Canoinhas.

O acumulado de chuva em Canoinhas e Três Barras, neste fim de semana, deve ficar entre 200 e 250 mm. De acordo com as projeções de níveis, apresentados neste sábado (07) pela Defesa Civil, o pico de cheias dos rios da região deve acontecer entre quarta e quinta-feira da próxima semana.

Nas bacias hidrográficas das regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste há risco alto para ocorrências de inundações graduais, com destaque para a bacia do Rio do Peixe, onde os rios devem atingir níveis de emergência para inundações ao longo do final de semana.

Na região do Extremo Oeste e Oeste, há risco de inundação nas bacias dos rios Chapecó, Antas, Irani e Jacutinga. Ainda, nessas regiões o risco é alto para ocorrências de enxurradas, em rios menores, com resposta mais rápida aos volumes precipitados, e em áreas próximas às cabeceiras de bacia.

Os modelos hidrológicos indicam elevação também no rio Uruguai, com risco baixo para ocorrência de inundação, devido aos níveis baixos dos reservatórios ao longo do rio, que ajudam a absorver o aumento das vazões devido à chuva.

Na bacia hidrográfica do Rio Itajaí, o risco é alto para ocorrência de inundações, principalmente em áreas do Médio Vale, onde os rios devem atingir níveis de emergência, em municípios como Blumenau, Benedito Novo, Ascurra e Timbó.

Já nos municípios do Alto Vale do Itajaí, devido a chuva ocorrida na madrugada, o risco para inundação é alto, podendo superar nível de emergência em Rio do Sul. Nessas bacias o risco também é alto para ocorrência de extravasamento em rios menores, córregos e ribeirões.

O risco também é alto nas bacias hidrográficas do Litoral Norte, onde há possibilidade de extravasamento dos rios ao longo do final de semana e início da próxima semana. Nessa região o risco também é alto para alagamentos e enxurradas.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina

VOCÊ VIU?