Uma obra de grande importância para o Porto de São Francisco do Sul e para a economia de Santa Catarina teve início nesta semana. A remoção de uma imensa rocha submersa, com cerca de 370 m³, equivalente a cinco contêineres, está sendo realizada próximo a um dos berços de atracação de navios.
A pedra, localizada a 10,5 metros de profundidade, entre os berços 101 e 102, dificultava as manobras de atracação das embarcações, aumentando os custos operacionais. Com a remoção, a profundidade do local será ampliada para 14 metros, otimizando as operações portuárias. A derrocagem vai usar métodos mecânicos de alta precisão, sem o uso de explosivos.
A empresa Náutica Marítima Serviços é responsável pela execução da obra, que utilizará métodos mecânicos de alta precisão, como martelos de fundo e rompedores hidráulicos, para fragmentar a rocha sem causar danos ao meio ambiente. O investimento é de R$ 12 milhões.
A primeira etapa da obra, com previsão de conclusão para o final de janeiro, consiste nas perfurações na rocha.
“Essa é uma obra muito aguardada pela comunidade portuária, que trará diversos benefícios para a região e para o estado”, afirma Cleverton Vieira, presidente do Porto de São Francisco do Sul. “Com a remoção da rocha, teremos maior eficiência operacional, menor custo logístico e um porto mais competitivo no cenário nacional e internacional”, completa.
Obra em duas etapas e impacto positivo para a economia
Diante da grande movimentação de grãos no berço 101, a obra será realizada em duas etapas. Durante o período de safra de soja, que geralmente vai até o mês de outubro, os trabalhos serão interrompidos para garantir a plena capacidade de escoamento.
Porto de São Francisco do Sul: um gigante da logística
O Porto de São Francisco do Sul é o maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina e está entre os 10 maiores portos públicos do Brasil em movimentação de carga geral. Em 2023, o porto atingiu um recorde histórico de movimentação de carga, transportando 16,8 milhões de toneladas.