Na correria do dia a dia, é comum não elevar o olhar e observar a beleza das construções que encontramos pelo caminho.
A série “Justiça e Arquitetura”, em seu quinto episódio, convida a um olhar mais atento para o Fórum Des. Rubem Moritz da Costa, da Comarca de Canoinhas, no Planalto Norte catarinense.
A edificação exibe um design contemporâneo que prioriza acessibilidade, conforto e sustentabilidade. Imagens aéreas (assista no vídeo abaixo) revelam detalhes do projeto, concebido para atender não apenas Canoinhas, mas também os municípios de Major Vieira, Três Barras e Bela Vista do Toldo.

O Fórum incorpora sistemas e tecnologias que visam o bem-estar dos usuários, enquanto a sustentabilidade se manifesta em soluções como a cobertura verde do salão do júri, que reduz a necessidade de ar-condicionado, e o reaproveitamento da água da chuva.
Além disso, a fachada conta com brises-soleil, que contribuem para a eficiência energética do prédio.
A edificação, que conta com cinco pavimentos e tem mais de 7,5 mil m², foi inaugurada em janeiro de 2018, e significou um investimento de R$ 20 milhões, com recursos próprios do Poder Judiciário.
Criada pela Lei n. 954, de 2 de agosto de 1913, a comarca de Canoinhas foi instalada oficialmente no dia 15 de novembro de 1913. Seu primeiro juiz foi o magistrado Mileto Tavares da Cunha.
O Fórum, denominado Des. Rubem Moritz da Costa, recebeu esse nome em homenagem ao magistrado que tomou posse no cargo em 28 de agosto de 1967, e atuou como corregedor-geral no biênio 1974/1976. Aposentado em julho de 1978, Moritz da Costa veio a falecer em 1983.
Sobre o projeto
O projeto “Justiça e Arquitetura” é uma iniciativa do Núcleo de Comunicação Institucional, em colaboração com a Diretoria de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
A série, composta por 11 vídeos, destaca 23 fóruns catarinenses, classificando-os de acordo com seus estilos arquitetônicos: clássico, enxaimel, moderno ou com revestimento de pastilhas azuis.
Os fóruns selecionados para a série estão localizados nas comarcas de Itajaí, Descanso, Biguaçu, Balneário Camboriú, Correia Pinto, Brusque, Cunha Porã, Indaial, Pomerode, Chapecó, São José, Gaspar, Canoinhas, Timbó, Herval d’Oeste, Catanduvas, Forquilhinha, Ascurra, Turvo e Armazém, além dos dois fóruns da capital, Florianópolis.
O vídeo abaixo mostra imagens aéreas do fórum de Canoinhas, juntamente com o fórum da comarca de Gaspar, no Vale do Itajaí.