Na última semana, policiais militares que atuam no município de Bombinhas, no Litoral Norte de SC, resgataram um animal bovino envolvido em uma ocorrência da Farra do Boi.
O ritual, que consiste em agredir e provocar (ou “farrear”) o animal, provocando-o a correr atrás das pessoas que participam da prática, é ilegal no Brasil desde 1997.
Na ocasião, os policiais foram até a rua Caboclinho e encontraram um grupo de pessoas reunidas. Ao avistarem a viatura policial saíram correndo, não sendo possível identificar os envolvidos.
Durante as buscas, um animal destinado para a pratica da Farra do Boi foi recolhido e entregue para o Grupo de Ações e Resgate. Um boletim de ocorrência foi instaurado para investigar os envolvidos no ato.
Além da pena de prisão há uma pena de multa de até R$ 10.000,00.
A ocorrência registrada faz parte da Operação Quaresma, que vai até o dia 20 de abril e visa manifestações ou outras condutas que estão associadas com as desordens, perturbação do sossego, danos ao patrimônio público e privado, lesões corporais, vias de fato, ameaças, consumo e venda de drogas, entre outros ilícitos, caracterizando como trágica e criminosa esta prática que em período antigo se buscava denominar como “tradição açoriana”.