Homem é preso por divulgar operação policial em grupo de WhatsApp

Avatar photo
Suspeito alertou motoristas sobre blitz em grupo de WhatsApp e ironizou policiais; ele foi preso em flagrante e pode pegar até 5 anos de prisão.

Um homem de 54 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (3), em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, após divulgar informações sobre uma operação da Polícia Militar em andamento na cidade.

Ele compartilhou áudios e uma foto em um grupo de WhatsApp, identificando com precisão o local onde estavam os policiais.

A guarnição da PM recebeu uma denúncia, onde foi informada sobre a circulação de mensagens no grupo “Role de boa na city”. As mensagens, enviadas de forma irônica, chamavam os policiais de “pastores colhendo dízimos” e alertavam motoristas sobre a blitz. Em um dos áudios, o suspeito dizia:

“Boa tarde, piazadinha. Os pastor pararam próximo à antiga Luana, faz uns 10 minutinhos, pararam e vão começar (…). Se cuidem, tão pegando dos dois lados.”

Outro áudio indicava com ainda mais precisão a localização:

“Ô piazadinha, sabe aonde fica a Chapeação? É bem em frente à Luana. É aqui que eles estão pegando, um pouquinho pra baixo.”

Com base nas informações repassadas e na imagem compartilhada, a PM realizou buscas nas proximidades e localizou o autor, que confirmou ter enviado os áudios e a foto, mostrando voluntariamente o conteúdo salvo em seu celular.

Ele foi preso em flagrante pelo crime de atentado contra a segurança ou o funcionamento de serviço de utilidade pública, conforme previsto no Artigo 265 do Código Penal, cuja pena pode chegar a 5 anos de reclusão, além de multa.

A Polícia Militar destacou que a divulgação comprometeu o andamento da operação e pode ter facilitado a fuga de criminosos ou de pessoas portando itens ilegais.

O homem foi encaminhado à Polícia Científica para exame de corpo de delito e posteriormente à Delegacia de Polícia Civil de Xanxerê, onde foram realizados os demais procedimentos legais.

Apesar de demonstrar arrependimento, a PM ressaltou que sua atitude teve impacto direto na eficácia da operação, caracterizando crime.

A Polícia Militar aproveitou o caso para alertar a população: divulgar informações sobre ações policiais em redes sociais pode configurar crime e coloca em risco a segurança pública. A corporação reforça a importância da colaboração da comunidade para o sucesso das operações e a proteção de todos.