festival

Galinha passa por caso raro de reversão sexual no Rio Grande do Sul

Avatar photo
A probabilidade de ocorrer uma reversão sexual em galinhas é de aproximadamente uma a cada 10 mil aves.

LEIA TAMBÉM

Um caso inusitado e raro de reversão sexual foi registrado em uma galinha de estimação no município de São Lourenço do Sul, no Sul do Rio Grande do Sul. O fenômeno aconteceu no galinheiro do comerciante Moisés Andersen Alencastro, cuja galinha, carinhosamente chamada de Liebling, começou a apresentar mudanças morfológicas significativas.

Segundo Moisés, as transformações em Liebling tiveram início no ano passado, com o crescimento e alongamento das penas. “De repente, ela começou a mudar, começou a aparecer essas penas maiores”, relata.

Com o passar dos meses, a ave foi desenvolvendo crista e esporão, características típicas de galos, mesmo já estando há 10 anos com a família de Alencastro.

Galinha passou por caso raro de reversão sexual no Rio Grande do Sul — Foto: RBS TV

A explicação científica por trás da reversão

O médico veterinário e professor do Campus São Lourenço da Faculdade do Rio Grande, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Eduardo Antunes, explicou o fenômeno. Segundo ele, trata-se de um processo que tem início no ovário das aves.

“O que acontece é que as aves têm um sistema reprodutivo esquerdo desenvolvido, o ovário esquerdo desenvolvido, e se houver algum problema, alguma doença que cause, que faz com que esse ovário perca a sua funcionalidade (…) ele perde a sua função e o ovário direito que era involuído começa a se desenvolver em um formato de ovo-teste, que é uma mistura de ovário com testículo”, detalha Antunes.

Com o desenvolvimento do “ovo-teste”, a ave passa a produzir mais testosterona (hormônios masculinos) do que hormônios femininos, o que leva à transformação morfológica observada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coincidentemente, Moisés foi aluno do professor Eduardo Antunes no curso de Educação do Campo da Furg e, ao notar as mudanças em Liebling, lembrou-se do fenômeno estudado em aula. “Eu encontrei ele e perguntei. Aí, ele veio aqui em casa e, realmente, é possível”, relembra Moisés.

Mudanças físicas, mas sem postura de ovos

Visualmente, Liebling agora possui traços de um galo, o que a torna um exemplar notável de reversão sexual. No entanto, apesar das intensas mudanças hormonais e estéticas, a ave não tem mais postura de ovos. Mesmo com a aparência de galo, ela segue sendo considerada uma galinha pela família e pelos especialistas.

O professor Eduardo Antunes reforça que, embora raro, esse fenômeno já foi registrado em outros países, como a Inglaterra. A probabilidade de ocorrer uma reversão sexual em galinhas é de aproximadamente uma a cada 10 mil aves, tornando o caso de Liebling ainda mais excepcional.