telemedicina

Granizo em Castro: 600 casas danificadas e mais de 2 mil pessoas atingidas

Avatar photo
O Corpo de Bombeiros, junto com o Exército e a Defesa Civil Municipal formaram uma força-tarefa para atendimento das famílias afetadas.

Um levantamento preliminar da Defesa Civil do município de Castro, no Paraná, aponta que 600 casas foram danificadas pela tempestade de granizo que atingiu a cidade dos Campos Gerais na manhã de terça-feira (26). De acordo com os moradores, a chuva começou a cair por volta das 9h10 e não durou mais que 20 minutos. No entanto, foi tão intensa que forrou ruas e avenidas da cidade, tanto na zona urbana, quanto em áreas rurais. Assista no vídeo abaixo.

O evento climático atingiu residências, comércios e prédios públicos, afetando, a princípio, cerca de 2 mil pessoas.

Alguns prédios públicos foram atingidos, como escolas e as unidades básicas de saúde. Não há registro de vítimas até o momento.

TEMPESTADE DE GRANIZO – Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tempestade na região de Castro foi causada pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo Estado.

Um vórtice ciclônico é um sistema de baixa pressão bem desenvolvido que se forma a cinco quilômetros de altitude e propicia a formação de tempestades.

“Esse granizo foi associado a uma tempestade severa que se formou no Centro do Estado, que por conta da topografia da região dos Campos Gerais, contribuiu para se intensificar como uma tempestade severa”, explicou o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib. “A circulação dos ventos dentro dessa tempestade gera gotas resfriadas, o granizo, dentro da nuvem”.

Além de Castro, também foram registradas quedas granizo em Curitiba, Quatro Barras, Colombo e Telêmaco Borba, além de volume considerável de chuva em outras cidades paranaenses, mas sem ocorrências de desastres registradas até o momento.