refis

tres_barras

Granizo em Castro: 600 casas danificadas e mais de 2 mil pessoas atingidas

Avatar photo
O Corpo de Bombeiros, junto com o Exército e a Defesa Civil Municipal formaram uma força-tarefa para atendimento das famílias afetadas.

LEIA TAMBÉM

Um levantamento preliminar da Defesa Civil do município de Castro, no Paraná, aponta que 600 casas foram danificadas pela tempestade de granizo que atingiu a cidade dos Campos Gerais na manhã de terça-feira (26). De acordo com os moradores, a chuva começou a cair por volta das 9h10 e não durou mais que 20 minutos. No entanto, foi tão intensa que forrou ruas e avenidas da cidade, tanto na zona urbana, quanto em áreas rurais. Assista no vídeo abaixo.

O evento climático atingiu residências, comércios e prédios públicos, afetando, a princípio, cerca de 2 mil pessoas.

Alguns prédios públicos foram atingidos, como escolas e as unidades básicas de saúde. Não há registro de vítimas até o momento.

TEMPESTADE DE GRANIZO – Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tempestade na região de Castro foi causada pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo Estado.

Um vórtice ciclônico é um sistema de baixa pressão bem desenvolvido que se forma a cinco quilômetros de altitude e propicia a formação de tempestades.

“Esse granizo foi associado a uma tempestade severa que se formou no Centro do Estado, que por conta da topografia da região dos Campos Gerais, contribuiu para se intensificar como uma tempestade severa”, explicou o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib. “A circulação dos ventos dentro dessa tempestade gera gotas resfriadas, o granizo, dentro da nuvem”.

Além de Castro, também foram registradas quedas granizo em Curitiba, Quatro Barras, Colombo e Telêmaco Borba, além de volume considerável de chuva em outras cidades paranaenses, mas sem ocorrências de desastres registradas até o momento.

Notícia Anterior

LOTERIAS
Mega-Sena: aposta simples leva sozinha prêmio de R$ 33,7 milhões

Próxima Notícia

TRÂNSITO
Cachorro atravessa pista e provoca acidente com moto na BR-280 em Canoinhas