A pauta do agronegócio tem sido um foco da Prefeitura de Canoinhas sob a administração da prefeita Juliana Maciel. A iniciativa mais recente é a realização do Seminário do Agronegócio em Defesa do Tabaco, agendado para 27 de outubro.
O encontro buscará consolidar uma proposta da região para a COP-11, conferência global que trata do controle do tabaco. Canoinhas é o 2º produtor de tabaco do Estado. No país, são mais de 600 mil.
Ao longo do mandato, outras ações foram direcionadas ao setor. Na área de infraestrutura rural, a gestão deu início à pavimentação de estradas do interior e, em parceria com o governo de Santa Catarina, investiu na compra de novas máquinas para manutenção.
No campo social, a prefeitura expandiu o atendimento de saúde no interior com mais médicos e levou serviços da Assistência Social para as comunidades rurais. Para apoiar as famílias durante a colheita, foi criado um programa de colônia de férias nos CEIs.
A gestão também teve envolvimento em pautas de repercussão regional e local. Em 2023, a prefeita participou de discussões sobre o vazio sanitário da soja, que limitava a produção de grãos no Planalto Norte.
Naquele ano, também se posicionou sobre uma ocupação de terras pelo MST e coordenou trabalhos de acesso a áreas isoladas durante a enchente.
Segundo a prefeita Juliana Maciel, o objetivo é fortalecer o setor na região. “Mais do que produção, o agro é o coração que faz o Planalto Norte pulsar. Quando falam do agro nem sempre lembram de nós aqui do Planalto Norte, mas eu não vou deixar ninguém esquecer a nossa força”, destacou.






























