A tempestade severa desta segunda-feira (3), trouxe prejuízos ainda incalculáveis para Canoinhas e o Planalto Norte. Na área urbana, a Defesa Civil Municipal de Canoinhas atendeu quatro ocorrências de destelhamento.
Os maiores danos no município foram registrados na área rural. “Plantações de milho, feijão e, principalmente o tabaco, foram as mais afetadas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural de Canoinhas, Gildo Stoker.
A prefeita Juliana Maciel declarou que o município está trabalhando na elaboração de um decreto de situação de emergência.
De acordo com o inspetor de Campo da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Vilmar Niser, mais de mil lavouras de tabaco podem ter sido atingidas na região de Canoinhas: “foram pelo menos oito municípios. Estamos ainda contabilizando o número e é bem possível que ultrapasse as mil lavouras”, afirma.
Em Canoinhas, as plantações de fumo mais atingidas pelo temporal foram nas comunidades de Rio dos Pardos, Serra das Mortes, Pinheiros e Salto d’Água Verde.
“Estamos nos mobilizando para iniciar as avalições das lavouras atingidas”, garante. Niser explica que o granizo também prejudicou lavouras de tabaco em Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Itaiópolis, Mafra e as cidades paranaenses de Rio Negro e Quitandinha.
A Defesa Civil informou que durante a tarde desta segunda-feira (3), áreas de instabilidade associadas a uma baixa pressão atmosférica favoreceu o desenvolvimento de temporais acompanhados de raios, chuva intensa, vendaval e queda de granizo no Planalto Norte catarinense.
O radar meteorológico de Lontras, os temporais ganharam força nas cidades próximas à divisa com o Paraná por volta das 16 horas, adquirindo características de tempestade severa – que possuem um grande potencial para danos.
Além dos danos trazidos pelo clima no final da tarde, por volta das 13h, também houve queda de granizo em comunidades como Marcílio Dias.
Após a atuação destes temporais a instabilidade diminuiu na região, condição que permanece nos próximos dias. Apenas na próxima sexta-feira (7), o avanço de uma frente fria volta a deixar o tempo instável e trazer condição para intensos temporais em diversas áreas do estado, incluindo o Planalto Norte, segundo a Defesa Civil.


















