Em 2025, o Governo de Canoinhas mostrou que acredita em quem veste a camisa do município por meio do esporte. Por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), atletas canoinhenses levaram o nome da cidade a competições em diversas regiões de Santa Catarina, reforçando talento, dedicação e orgulho de representar a nossa gente.
Ao todo, 282 atletas canoinhenses tiveram o transporte das viagens custeadas pela prefeitura para representaram o município em eventos como os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), em São Bento do Sul; a Olesc, em Timbó e Brusque; a Taça SC de Bolão, em Santa Cecília; e os Joguinhos Abertos, em Rio do Sul. Canoinhas também marcou presença nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na etapa microrregional em Porto União, na regional em Blumenau e na estadual em Chapecó.
“Nosso compromisso é garantir que o atleta canoinhense tenha o suporte necessário para competir em alto nível em qualquer região do estado”, afirma a prefeita Juliana Maciel.
Somado ao sucesso nas competições externas, Canoinhas assumiu o protagonismo ao sediar a fase regional dos Joguinhos Abertos. A presença de atletas de diversos municípios movimentou a economia local.
“Estamos estruturando o esporte desde a base até o alto rendimento para que Canoinhas cresça cada vez mais no cenário esportivo”, afirma o gestor da FMEL, Cleverton Durau.
Além da participação histórica em competições fora do município, o esporte amador local também foi destaque. Em 2025, cerca de três mil atletas participaram das diversas competições realizadas no município, integrando a comunidade e fortalecendo os clubes e associações locais.
A vice-prefeita Zenilda Lemos reforça que o foco dessas ações está no impacto social. “Trabalhamos para que o esporte seja uma ferramenta de união, oferecendo oportunidades para jovens, adultos e idosos em nossa comunidade”.
A gestão municipal de Canoinhas também investe na revelação de atletas através de escolinhas esportivas. Atualmente, cerca de 350 jovens são beneficiados com treinamentos em modalidades como handebol, vôlei, xadrez e judô.











