natal_canoinhas

Simepar confirma tornado que causou estragos severos na região metropolitana de Curitiba

Avatar photo
Fenômeno foi registrado no bairro Guatupê na tarde deste sábado (10); Curitiba teve ventos de 70 km/h e quedas de árvores.

LEIA TAMBÉM

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, na noite deste sábado (10), a passagem de um tornado no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O fenômeno, registrado em vídeos por moradores assustados, mostrou uma nuvem em formato de funil arremessando galhos e detritos em movimentos circulares.

Imagens feitas por moradores mostram pedaços de galhos e outros itens voando em movimentos circulares.

“O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirma que ocorreu um tornado no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde deste sábado (10). A classificação do fenômeno depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana. A análise também inclui dados de radares meteorológicos e dados coletados pela Defesa Civil“, informou o órgão.

Rastro de destruição

A tempestade que gerou o tornado também causou estragos severos na capital paranaense e arredores:

  • São José dos Pinhais: Diversas casas foram destelhadas e a rede elétrica foi atingida. Técnicos do Simepar e da Defesa Civil realizam visitas neste domingo para classificar a intensidade do tornado.
  • Curitiba: Os ventos atingiram a marca de 70 km/h, resultando na queda de pelo menos 57 árvores e pontos de alagamento pela cidade.

Alerta laranja para temporais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém todo o estado do Paraná sob alerta laranja de tempestades. O aviso, válido até a manhã deste domingo (11), indica risco de granizo, ventos intensos (de até 100 km/h) e chuvas volumosas.

A instabilidade é monitorada de perto também em Santa Catarina, já que as células de tempestade se deslocam pela região Sul, podendo trazer eventos isolados de vento forte e granizo, como o registrado em Canoinhas nesta sexta-feira.

Notícia Anterior

ESTAÇÃO VERÃO
Programa Golfinho prevê formar mais de 6 mil crianças durante a alta temporada em SC

VOCÊ VIU?