tres_barras

telemedicina

Santa Catarina inicia aplicação do anticorpo que previne a bronquiolite em bebês

Avatar photo
Nirsevimabe previne bronquiolite e pneumonia em prematuros e crianças com doenças crônicas; doses já foram distribuídas para regionais como Mafra, Lages e Chapecó.

LEIA TAMBÉM

O Governo de Santa Catarina deu início nesta segunda-feira (9) à aplicação do anticorpo Nirsevimabe, um imunizante fundamental na prevenção de formas graves de infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

A primeira dose foi aplicada no pequeno Anthoni Machado Kniess Rohden, de apenas dois meses, que nasceu prematuro e está internado no Hospital Infantil Joana de Gusmão.

O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é proteger as crianças mais vulneráveis — como prematuros extremos, cardiopatas e bebês com doenças pulmonares crônicas — antes do inverno, período de maior circulação de doenças respiratórias. Segundo o Superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, o anticorpo garante proteção imediata, reduzindo drasticamente o risco de bronquiolites e pneumonias.

Como ter acesso:

As doses começaram a ser distribuídas na última semana. Regionais como Mafra, Jaraguá do Sul, Lages, Chapecó e Tubarão já receberam o imunizante. Nesta terça-feira (10), as remessas chegam a Joinville, Joaçaba, Videira e Florianópolis.

Os pais de crianças que se enquadram no público-alvo (prematuros com menos de 36 semanas e 6 dias ou crianças com doenças pré-existentes) devem procurar a unidade básica de saúde de referência em seu município para obter informações sobre a indicação e realizar o agendamento.

Notícia Anterior

MODALIDADE A DISTÂNCIA
Bombeiros de SC abrem inscrições para curso gratuito de atendimento a emergências

VOCÊ VIU?