telemedicina

Canoinhas vira referência no Sul do Brasil com o programa Moeda Ouro Verde

Avatar photo
Prefeita Zenilda Lemos apresentou o “Moeda Ouro Verde” em encontro regional do Sisan, em Curitiba; programa recolheu mais de 56 toneladas de resíduos em 2025.

LEIA TAMBÉM

O município de Canoinhas ganhou protagonismo durante o Encontro Regional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), realizado em Curitiba/PR.  

Representando o município, a prefeita Zenilda Lemos apresentou o Programa Moeda Ouro Verde, iniciativa que se tornou referência ao aliar sustentabilidade ambiental e alimentação saudável. O evento reúne gestores e especialistas dos três estados do Sul do Brasil para fortalecer políticas públicas que garantam o direito humano à alimentação adequada.

“Canoinhas virou referência para o Sul do Brasil e é um orgulho imenso apresentar um programa que ajudei a criar, transformando o que seria descartado em alimento de qualidade na mesa das famílias”, afirma Zenilda Lemos. 

O programa permite que os moradores troquem materiais recicláveis por uma moeda social utilizada exclusivamente na compra de hortifruti e produtos saudáveis no Mercado Público Municipal. Pela regra da iniciativa, cada quilo de resíduo entregue equivale a O$ 0,50 (cinquenta centavos de moeda ouro verde), com um limite de até 50 quilos por dia por participante.

Os números de 2025 demonstram o sucesso da ação, com a marca de 56,6 mil quilos de materiais recicláveis recolhidos e a participação direta de 2.880 pessoas.

Além do impacto ambiental, o projeto fomenta a economia local e valoriza a produção de alimentos dos trabalhadores da agricultura familiar, fechando um ciclo de desenvolvimento sustentável que beneficia tanto quem entrega o material quanto quem produz o alimento.

“É um orgulho muito grande ver que projetos de Canoinhas inspiram outras cidades, mostrando que é possível valorizar as pessoas e incentivar práticas sustentáveis com impacto real e imediato”, afirma a prefeita, ressaltando que com a apresentação no Sisan, o Moeda Ouro Verde consolida-se como uma solução replicável para outros municípios que buscam combater a insegurança alimentar de forma criativa, responsável e integrada às pautas de preservação do meio ambiente.

Notícia Anterior

EDUCAÇÃO
Lula diz que país não precisa de escola cívico-militar na educação

Próxima Notícia

LESÃO CORPORAL
Briga entre alunos em escola de Canoinhas termina com um adolescente hospitalizado

VOCÊ VIU?