Com a plenária cheia, a Audiência Pública ocorrida na Câmara dos Vereadores de Canoinhas na noite desta quinta-feira (16), oficializou a reabertura do posto de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) na cidade, que havia sido fechada, sem aviso prévio, no início do ano.
Presidida pelo deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB), a Audiência trouxe explanações à comunidade, que compõe a capital de doadores de sangue.
De acordo com o deputado, o fechamento foi sendo esquecido devido à troca de secretários, tendo sido relembrado em fevereiro, quando reivindicações, como as feitas pela Câmara de Canoinhas, juntamente com o presidente da Adosarec, Silmar Golanovski, chegaram às autoridades.
Beto Passos, por sua vez, enalteceu a luta de todas as forças políticas e o engajamento de Aguiar na causa. “O senhor veio trazer alento para a população da nossa região, que estava perdendo uma conquista e recuperou”, expressou.
Já o diretor do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, Derby Fontana Neto, contou que o Hemosc já compunha a espécie de “complexo de saúde”, composto também pelo Hospital, pela UPA e pelo CMEI. “Tínhamos perdido algo que ia nos fazer muita falta”, garantiu.
Representando o governo de Santa Catarina, o secretário regional da ADR, Aloisio Salvatti, disse que o que está faltando é sensibilidade. “Algumas pessoas técnicas ficam às vezes somente atrás de mesas, atrás de leis que precisam ser cumpridas”, disse. Salvatti elogiou a postura dos componentes da mesa, que deixaram partidos políticos de lado por uma causa em comum. “Partido é instrumento para eleição. Política acontece e é necessária, mas a briga política é três meses antes da eleição”, expressou.
No fim da Audiência Pública, que foi composta ainda pelo presidente da Associação Empresarial de Canoinhas, Alfredo Lang Scultetus, o deputado Aguiar garantiu que da conversa foi formulada uma proposta: a de criar uma Agência Transfusional no município de Canoinhas.




