LEIA TAMBÉM
O Centro Cirúrgico do Hospital Santa Cruz de Canoinhas é estruturado com 04 salas cirúrgicas, 01 sala de recuperação pós-anestésica com capacidade de 05 leitos, centro obstétrico com 02 salas de pré-parto, possuindo 3 camas de pré-parto e uma farmácia integrada.
No contexto hospitalar é o setor mais importante pela decisiva ação curativa da cirurgia, exigindo, assim detalhes minuciosos em sua construção para assegurar a execução de técnicas assépticas, instalação de equipamentos específicos que facilitem o ato cirúrgico.
São realizadas em média 250 cirurgias mês, além das cirurgias de urgência e emergência. Elas ocorrem no período matutino e vespertino, das 7 às 18hs.
Equipamentos
Estão disponíveis no Centro Cirúrgico equipamentos de anestesia modernos, torres para realização de vídeo cirurgias, arco cirúrgico, microscópio Zeiss de última geração, neuroendoscópio, microscópio para oftalmologia, eletro cautério, bomba de infusão, monitor cardíaco, entre outros.
O que é arco cirúrgico
Arco cirúrgico é como um equipamento de raios-X no qual é possível produzir imagens em tempo real com até milhares de tons cinza através de geração de imagens digitais, através de um intensificador de imagem, o qual, aparecerá em um monitor, igual de televisão.
![]() |
| Arco cirúrgico utilizado em cirurgias no Hospital Santa Cruz/Divulgação |
Equipe de enfermagem
O Centro Cirúrgico do Hospital Santa Cruz é composto por uma equipe de enfermagem que conta com 01 enfermeira coordenadora, 06 técnicos de enfermagem no período matutino e 06 no período vespertino, 04 técnicos para o período noturno.
Além da equipe de enfermagem, o centro cirúrgico conta com 02 técnicos em radiologia, 03 técnicas em farmácia para contemplar todos os horários.
O serviço da equipe na Central de Material e Esterilização (CME), composta por 04 técnicos de enfermagem, é responsável pelo controle, reparo e esterilização de artigo médico hospitalares.
![]() |
| A Central de Material e Esterilização faz a esterilização de artigo médico utilizados em cirurgia/Divulgação |
Devido ao ambiente cirúrgico, por natureza, ser gerador de ansiedade e stress, há um projeto em desenvolvimento sobre implantação de musicoterapia no Centro Cirúrgico.
Segundo alguns estudos, a aplicação de música controla a ansiedade dos pacientes, diminuindo batimentos cardíacos e pressão arterial.
Isso acontece porque a música é uma atividade de lazer, que ajuda o paciente a focar sua atenção, que antes estava voltada para dor e ansiedade, em alguma coisa mais prazerosa.












