festival

Você sabe o que é fascismo? entenda o termo

Avatar photo

O \’fascio\’  era um machado revestido por varas de madeira/Montagem/Reprodução

Em tempos de polarização política, é cada vez mais comum ouvir pessoas se chamando de “comuna” ou “coxinha”. Mas sempre aparece aquele mais entendido que resolve xingar o outro de “fascista”. Faz sentido? Ele realmente sabe o que a palavra significa? E você?

A palavra “fascismo” vem do italiano fascio, que significa “feixe”. Na Roma Antiga, o fascio  era um machado revestido por varas de madeira. 

Ele geralmente era carregado pelos guarda-costas dos magistrados que detinham o poder. O fascio podia ser usado para punição corporal, e também era um símbolo de autoridade e união: um único bastão é facilmente quebrável, enquanto um feixe é difícil de arrebentar.

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

No século 20, o político italiano Benito Mussolini se apossou desse símbolo para seu novo partido.  Mussolini prometia, com o fascismo, trazer de volta os tempos áureos do antigo Império Romano.

Desde essa altura, a palavra \”fascista\” era usada para mencionar uma doutrina política com tendências autoritárias, que atua contra as liberdades individuais.
Nas décadas seguintes, o termo “fascismo” passou a ser usado para designar as políticas adotadas por Mussolini e seus seguidores.

Quando o fascismo se estabelece no poder, aceita a presença do grande capital e se impõe de forma disciplinadora, impedindo que as organizações operárias defendam a luta de classes (sindicatos, partidos políticos).

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

O fascismo italiano quase acabou em 1943, quando os países Aliados invadiram a Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Em 1945,  Mussolini foi capturado e fuzilado por guerrilheiros da resistência italiana. Seu corpo foi exposto em praça pública. Com isso, o termo “facista” virou um termo pejorativo.

Mas, o que exatamente foi o fascismo nem os maiores estudiosos sabem definir com precisão. Não existe nenhuma definição universalmente aceita do fenômeno, seja quanto sua abrangência, origens ideológicas ou formas de ação que o caracterizem. 

George Orwell afirma que as definições populares do termo vão de “democracia pura” a “demonismo puro”.  
Ele mesmo afirma que é uma palavra “quase inteiramente sem sentido”. Hoje, a palavra virou sinônimo de “extrema direita”.
Em suma: a própria definição de fascismo é relativa. E as pessoas vão continuar usando essa palavra cada uma à sua maneira. 
Mas, na próxima vez em que você escutar alguém usando o termo, saberá do que se trata: alusão a um antigo instrumento de poder romano, que virou símbolo de alguns dos piores momentos do século 20.
Notícia Anterior

Descoberta em SC versão desconhecida do Hino Nacional escrita por Machado de Assis

Próxima Notícia

Cerca de 250 pessoas participam de pedalada em prol da doação de órgãos, em Canoinhas