O \’fascio\’ era um machado revestido por varas de madeira/Montagem/Reprodução |
Em tempos de polarização política, é cada vez mais comum ouvir pessoas se chamando de “comuna” ou “coxinha”. Mas sempre aparece aquele mais entendido que resolve xingar o outro de “fascista”. Faz sentido? Ele realmente sabe o que a palavra significa? E você?
A palavra “fascismo” vem do italiano fascio, que significa “feixe”. Na Roma Antiga, o fascio era um machado revestido por varas de madeira.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
No século 20, o político italiano Benito Mussolini se apossou desse símbolo para seu novo partido. Mussolini prometia, com o fascismo, trazer de volta os tempos áureos do antigo Império Romano.
Desde essa altura, a palavra \”fascista\” era usada para mencionar uma doutrina política com tendências autoritárias, que atua contra as liberdades individuais.
Nas décadas seguintes, o termo “fascismo” passou a ser usado para designar as políticas adotadas por Mussolini e seus seguidores.
Quando o fascismo se estabelece no poder, aceita a presença do grande capital e se impõe de forma disciplinadora, impedindo que as organizações operárias defendam a luta de classes (sindicatos, partidos políticos).
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O fascismo italiano quase acabou em 1943, quando os países Aliados invadiram a Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
Mas, o que exatamente foi o fascismo nem os maiores estudiosos sabem definir com precisão. Não existe nenhuma definição universalmente aceita do fenômeno, seja quanto sua abrangência, origens ideológicas ou formas de ação que o caracterizem.