![]() |
| Evento teve a presença do presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos e entrega de certificado Solar |
Aconteceu na quarta-feira (31), na Câmara de Vereadores de Canoinhas, mais uma edição do Município Solares, uma iniciativa do Instituto Ideal e da Federação Catarinense de Município (Fecam), com apoio da Quantum Engenharia, empresa catarinense líder no setor de energia solar, e Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte).
O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Canoinhas, coronel Mario Erzinger (PR); presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos; prefeito de Três Barras, Luiz Shimoguiri; vereador de Três Barras, Laudecir Gonçalves; secretários municipais de Canoinhas e demais lideranças da região.
O presidente da Instituto, apresentou aos presentes a importância e viabilidade de investir em energia solar, uma geração limpa e econômica. O evento apresentou soluções práticas e cases de energia solar, para mostrar a importância de investir na geração por meio de placas fotovoltaicas, garantindo economia aos cofres públicos.
“Canoinhas tem muito interesse em seguir esse belo exemplo da energia solar, diminuindo a conta de luz do nosso município, além de ser uma fonte limpa que tem ganhado importância em todo mundo”, destaca o presidente da Câmara, Mario Erzinger, que participou de toda o evento.
Durante o encontro o prefeito Luiz Shimoguiri recebeu, em nome da prefeitura, o certificado Selo Solar, por ser pioneiro o investimento na instalação do sistema fotovoltaico na Escola Básica Municipal João Pacheco de Miranda Lima (Caic), sendo a única unidade de ensino do Estado de Santa Catarina, até o momento, a produzir sua própria energia elétrica a partir da radiação solar.
Além do prefeito, também receberam o certificado o diretor da Sociedade Cooperativa União Agrícola (Agrosem), Cláudio Fujita, e o diretor da Moreschi Comércio de Pneus, Diogo Moreschi.
Erzinger já apresentou requerimento solicitando adesão ao Programa em Canoinhas
O Projeto “Municípios Solares” já foi motivo de requerimento de Erzinger à secretaria de Planejamento no mês de agosto. Na solicitação, o presidente da Câmara pede ao município que realize estudos necessários para análise de viabilidade para adesão ao importante projeto.




