A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Canoinhas, Ana Cláudia Wunderlich, utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (8), dia Mundial de Combate ao Câncer, para falar sobre uma importante campanha nacional da Rede, \”Preciso Viver\”, que está em sua 2ª edição.
Em 2018, a temática foi \”60 dias\”, com o objetivo de sensibilizar o poder público para garantir a aplicabilidade e eficácia da Lei 12.732/2012 e do PL 3752/12, que estabelecem prazo máximo de 60 dias para que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) realizem exames diagnósticos e executem procedimentos necessários à saúde dos pacientes.
Ana Cláudia lembrou que infelizmente a nossa realidade é outra: \”—Há pessoas na fila esperando para iniciar o tratamento, e a doença não tem dia, ela continua dizimando\”.
Este ano a temática é a promoção da saúde como garantia de qualidade de vida.
\”—Nós vivemos em uma sociedade extremamente estressante. A nossa alimentação é ruim, cheia de agrotóxico, substâncias, muito sal, muito açúcar. Cada vez pessoas mais jovens são diabéticas, hipertensas. Tudo isso contribui para que o câncer seja instalado muito mais cedo\”.
\”—Ele mata em qualquer idade: não escolhe sexo nem religião. Ele escolhe pessoas\”.
Ana Cláudia lembrou que hoje as pessoas correm aos hospitais, postos de saúde e farmácias (auto medicação), desde uma simples gripe. Não temos a cultura da prevenção.
\”—Não podemos esquecer que uma mulher doente, não é só uma mulher doente. É uma família inteira.Ela é um arrimo. Ela cuida do marido, dos filhos, às vezes de um idoso. Nós temos uma responsabilidade muito grande com essa mulher. Não podemos olhar para ela como um número. Ela é um eixo.
Uma família que perde a sua mulher para uma doença como câncer de colo de útero ou mama, nos dias de hoje, é uma afronta a qualquer ser humano inteligente.
A doença acontece, mas tem tratamento, tem recuperação. Mas se não tiver prevenção para diagnosticar isso cedo, pode ser tarde demais.
No mundo de hoje, com tanta tecnologia, continuamos perdendo mulheres por causa disso\”.
Para finalizar, fez um convite à todas as mulheres para participar da campanha:
Telefone: (47) 3622-2310