A possível saída do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do município de Canoinhas é uma das preocupações da vereadora. |
Sempre atenta e ouvindo a população, a vereadora Norma Pereira tem protocolado diversos requerimentos, pedidos e indicações durante as sessões. ´
Recentemente questionou a Secretaria de Saúde através da sua gestora Zenice Dreher Herbst, sobre a permanência ou não da Unidade de Suporte Básica do SAMU USB-10 de Canoinhas e também o porquê teria sido retirado o nome da Unidade de Pronto Atendimento do saudoso Orestes Golanovski.
Respostas aos requerimentos
SAMU – Uma vez efetuada a adesão junto ao Ministério da Saúde, devidamente aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite – CIB/SES, não há necessidade de renovação por se tratar de Portaria especifica referente ao Serviço de Entendimento Móvel de Urgência SAMU, garantindo repasse do Fundo a Fundo conforme legislação do SUS.
Destacamos ainda que até o presente momento o Município de Canoinhas não foi notificado sobre “tratativas para renovação da adesão ou convênio” ou informado sobre modificações no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, sendo que os recursos estão sendo repassados regularmente.
A nota ainda diz: Portanto até segunda ordem da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, principal responsável pela regulação deste serviço, e/ou do Ministério da Saúde, considerando que se trata de um componente da Política Nacional de Atenção as Urgências, o serviço será mantido com financiamento tripartite, de forma integral, com alojamento, servidores 24 horas, refeições, uniformes, combustível e manutenção dos veículos.
Quanto a Unidade de Pronto Atendimento e a retirada da placa, a informação é de que a mesma, que nomeia a Unidade de Pronto Atendimento Orestes Golanovski, já se encontra devidamente instalada, sendo que esta foi retirada, temporariamente, apenas durante adequação das divisórias dentre outras obras realizadas na Unidade.