telemedicina

Catarinense receberá aviso por SMS se morador próximo for confirmado com Covid-19

Avatar photo
Mensagem de celular será enviada se for confirmado caso de coronavírus a 200 metros da residência do cidadão.

A partir do uso de uma ferramenta de Business Inteligence (BI), que foi mostrada pelo governador Carlos Moisés na coletiva desta sexta-feira (10), o Governo do Estado passará a divulgar boletins mais detalhados sobre o avanço da Covid-19 em Santa Catarina, com a evolução dos casos por cidade, entre outras informações.

O Estado está fazendo todo o possível para manter a população bem informada neste momento. Também é importante reforçar que contamos com a colaboração dos catarinenses para que as medidas deem certo. Todos são corresponsáveis. Ficar em casa ainda é a melhor opção para evitar um contágio acelerado – disse o governador.

Parcerias estão sendo estabelecidas com entidades como a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e o Social Good Brasil para qualificar a base de dados, fornecendo análises, modelagens e predições. 

No caso da parceria com a ACM, o primeiro serviço disponível para os cidadãos será o envio de uma mensagem de celular (SMS) quando houver um caso confirmado da doença num raio de 200 metros da sua residência. As mensagens serão enviadas a partir deste sábado (11), seguindo o modelo abaixo:

O Governo de SC informa: Caso confirmado de COVID19 perto de sua residência (Número do CEP). Se puder, fique em casa. Se sair, use máscara. www.coronavirus.sc.gov.br

Da parceria com o Social Good Brasil, resultará a adoção de um modelo epidemiológico baseado na ferramenta utilizada pelo Imperial College, de Londres.

Nossas decisões são tomadas de uma maneira muito responsável. A criação do núcleo de inteligência de dados ajudará Santa Catarina a seguir com as boas práticas nesse momento de enfrentamento ao novo coronavírus – disse o governador Carlos Moisés.

Nova ferramenta foi apresentada por Carlos Moisés durante coletiva. Foto: SECOM/Divulgação
Para o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, que está liderando o núcleo de inteligência de dados, o principal benefício das ferramentas tecnológicas é servir como base para o gestor público no momento decisório.

Buscamos que todas as decisões sejam balizadas por informações e conhecimento. Dessa maneira, elas gerarão resultados. Com as parcerias já citadas, passamos a adotar um modelo epidemiológico que nos ajudará a montar cenários e acompanhar de maneira mais clara toda essa situação –  disse Tasca.

Notícia Anterior

Causador de incêndio onde criança morreu carbonizada é encontrado morto na prisão, em Videira

Próxima Notícia

Buraco na rodovia causa saída de pista na SC-477 em Canoinhas