Canoinhas tem três casos confirmados de coronavírus

A Secretaria de Saúde de Canoinhas confirmou nesta terça-feira (5),  os primeiros casos de Covid-19 no município. São três homens de 40, 44 e 47 anos que retornaram de viagem há alguns dias.

Eu sei que nós não somos uma ilha e que cedo ou tarde chegaríamos a essa situação, disse a secretária de Saúde, Kátia Oliskowski. De acordo com Katia, o município aguardava quase 50 resultados de testes e era esperado que dentre essas amostras algumas tivessem resultados positivos.

Os três infectados estão em quarentena, e agora com o resultado positivo para o novo coronavírus, vão permanecer em isolamento social domiciliar. “O estado de saúde é estável e não necessitam de internamento hospitalar”, esclarece a secretária.

Os três foram infectados com a doença fora de Canoinhas em áreas endêmicas do País. Um veio de Recife, outro da Bahia e o terceiro de Alagoas.

 “Com estes exames temos a confirmação da presença do vírus, mas ainda não temos a chamada transmissão comunitária. Estamos trabalhando para adiar esta transmissão comunitária, que é quando o número de casos aumenta exponencialmente e perdemos a capacidade de identificar a fonte ou pessoa transmissora”, garante Kátia.

Os três pacientes estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas.

O prefeito Beto Passos fez apelo para que as pessoas permaneçam em casa, principalmente idosos e crianças, e saiam apenas em caso de necessidade: —Se forem sair, usem máscara da maneira correta. Lavem as mãos e tomem todas as medidas de higiene necessárias para preservar a saúde de todos nós.

Nesta semana começam as ser distribuídas as máscaras à população, informou Passo. As máscaras serão distribuídas nas barreiras sanitárias, nas unidades básicas de saúde e Cras mediante apresentação de CPF e, se possível, Cartão SUS.

MAIS DOIS CASOS NA REGIÃO

O primeiro caso da região foi confirmado na semana passada: um rapaz de 29 anos que veio do Rio Grande do Norte para trabalhar na construção civil em Três Barras.

Como o jovem vive em Canoinhas, a Secretaria de Saúde do Município chegou a divulgar o fato e informar a população. Mas a Secretaria de Estado de Santa Catarina oficializou o caso para Três Barras.

O segundo caso, também em Três Barras, foi divulgado na segunda-feira (4). É de um homem de 50 anos, que está internado no Hospital Santa Cruz de Canoinhas.

Com estes casos, em Canoinhas e Três Barras, deve-se dobrar os cuidados para evitar a transmissão comunitária (casos de transmissão do vírus entre a população). Proteja-se!

Total
0
Shares