Os três foram infectados com a doença fora de Canoinhas em áreas endêmicas do País. Um veio de Recife, outro da Bahia e o terceiro de Alagoas.
“Com estes exames temos a confirmação da presença do vírus, mas ainda não temos a chamada transmissão comunitária. Estamos trabalhando para adiar esta transmissão comunitária, que é quando o número de casos aumenta exponencialmente e perdemos a capacidade de identificar a fonte ou pessoa transmissora”, garante Kátia.
Os três pacientes estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas.
O prefeito Beto Passos fez apelo para que as pessoas permaneçam em casa, principalmente idosos e crianças, e saiam apenas em caso de necessidade: —Se forem sair, usem máscara da maneira correta. Lavem as mãos e tomem todas as medidas de higiene necessárias para preservar a saúde de todos nós.
Nesta semana começam as ser distribuídas as máscaras à população, informou Passo. As máscaras serão distribuídas nas barreiras sanitárias, nas unidades básicas de saúde e Cras mediante apresentação de CPF e, se possível, Cartão SUS.
MAIS DOIS CASOS NA REGIÃO
O primeiro caso da região foi confirmado na semana passada: um rapaz de 29 anos que veio do Rio Grande do Norte para trabalhar na construção civil em Três Barras.
Como o jovem vive em Canoinhas, a Secretaria de Saúde do Município chegou a divulgar o fato e informar a população. Mas a Secretaria de Estado de Santa Catarina oficializou o caso para Três Barras.
O segundo caso, também em Três Barras, foi divulgado na segunda-feira (4). É de um homem de 50 anos, que está internado no Hospital Santa Cruz de Canoinhas.
Com estes casos, em Canoinhas e Três Barras, deve-se dobrar os cuidados para evitar a transmissão comunitária (casos de transmissão do vírus entre a população). Proteja-se!