telemedicina

fesmate

IFSC produz álcool em gel para doação à Secretaria de Saúde de Canoinhas

Avatar photo
Produção está sendo realizada no Laboratório de Análises Físico-Químicas do Campus Canoinhas. Foto: IFSC/Divulgação

A produção de álcool em gel para doação à Secretaria de Saúde de Canoinhas é uma das medidas adotadas pelo Câmpus Canoinhas do IFSC como ação prática de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O trabalho começou na segunda-feira (22) e, nos dois primeiros dias, já foram produzidos 240 frascos de 500 ml.

 Foto: IFSC/Divulgação

A expectativa é que sejam produzidos 800 frascos até o final do projeto. Toda produção será repassada à Secretaria de Saúde, para encaminhamento a órgãos de saúde e moradores em vulnerabilidade social do município.

Pensamos em uma ação voltada para disponibilização de álcool em gel para a população mais carente, que não tem acesso a produtos de higiene. A disponibilidade de álcool no mercado e o preço que se tem proposto dificultam ainda mais a aquisição desse material. Portanto, a doação de álcool desinfetante contribuirá no combate à disseminação da Covid-19”, justificam os servidores envolvidos no projeto.

Sobre o projeto

O projeto Mãos em Ação foi contemplado em Chamada Pública Emergencial do IFSC de enfrentamento à pandemia do coronavírus. 

O recurso aprovado no edital foi de R$ 2.604 reais. Se confirmada a produção estimada de 400 litros, cada frasco de 500 ml de álcool em gel terá um custo aproximado de R$ 3,25, incluindo embalagem e rótulo. 
A estimativa é de que sejam produzidos cem frascos por dia, condicionada à entrega de matérias-primas por parte dos fornecedores.

A produção está sendo realizada no Laboratório de Análises Físico-Químicas do Câmpus Canoinhas, que dispõe de equipamentos e vidrarias necessários, além dos equipamentos de proteção individual e coletiva.

A autorização para fabricação de álcool em gel foi obtida junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, diante do crescimento exponencial da infecção e a necessidade da adoção de ações ágeis e efetivas, flexibilizou as regras para produção de álcool desinfetante. 

A equipe do Mãos em Ação é composta pelas técnicas de laboratório da área de Alimentos, Josiéli de Oliveira dos Santos Veiga, que coordena o projeto, e Daiana Alves Machado; pelas professoras de química, Juliana Aparecida da Silva e Maria Bertilia Oss Giacomelli; pelas professoras de Alimentos, Cleoci Beninca e Marli da Silva Santos – coordenadora do curso superior de tecnologia em Alimentos; e pelo técnico-administrativo da área de administração, William Sadao Hasegawa.

A expectativa é que sejam produzidos 800 frascos até o final do projeto.

Notícia Anterior

Jovem de 20 anos tem ferimentos graves em acidente de trânsito em Canoinhas

Próxima Notícia

Carteira Nacional de Habilitação terá validade de 10 anos para motoristas com menos de 50 anos